Lubango - O Instituto Superior Politécnico da Huíla, da Universidade Mandume ya Ndemufayo (UMN), inicia em Março, deste ano, a ministrar, pela 1ª vez, os cursos de especialização em desenvolvimento de software e em estatística aplicada.
Os cursos foram criados no quadro do programa da UNI.AO, do Ministério do Ensino Superior, financiado pela União Europeia para a criação de pós-graduação, a nível de especialização, mestrados e doutoramento.
Em declarações à ANGOP hoje, terça-feira, nesta cidade, o responsável pela divulgação dos cursos, Henriques Zacarias, afirmou tratar-se de iniciativas com a duração de um ano, dividido em dois semestres, que pretendem manter de forma regular em próximas edições e posteriormente evoluírem para cursos de mestrados.
Detalhou que o curso em desenvolvimento de software visa capacitar profissionais para enfrentarem os desafios da digitalização em Angola, contribuir para o fortalecimento do sector das Tecnologias de Informação e Comunicação, reduzir a dependência de competências externas, assim como promover inovação tecnológica e pesquisa aplicada, com impactos económicos e sociais significativos.
Segundo a fonte, são cursos no formato presencial, com elementos híbridos e ensino prático, cuja metodologia de ensino inclui aulas teóricas, laboratórios práticos, projectos aplicados, estudos de caso, assim como avaliações contínuas, incluindo trabalhos, projectos e apresentações.
Henriques Zacarias frisou fazer parte do grupo-alvo, profissionais de tecnologia de informação, graduados em áreas relacionadas e indivíduos interessados em transição de carreira para desenvolvimento de software.
Já para o curso em estatística aplicada, explicou que destina-se a capacitar profissionais no uso de métodos estatísticos avançados em diversas áreas, como saúde, negócios, engenharia e ciências sociais.
Ressaltou que o curso tem impacto na capacitação profissional, através da formação de especialistas capazes de utilizar estatística aplicada para análise de dados e tomada de decisão, e em desenvolvimento científico, contribuindo para a pesquisa científica ao aplicar técnicas que aumentam a qualidade e contabilidade dos estudos.
Frisou ser um curso presencial, com elementos híbridos e uma componente prática, sendo 80 por cento das aulas realizadas no laboratório de estatística computacional, uma formação direccionada para graduados em matemática, estatística e áreas afins, assim como profissionais que buscam qualificação em análise de dados.
O também docente da instituição de ensino, fez saber que a capacidade de formandos em cada curso poderá ser de 30 estudantes no máximo e um mínimo de 25, sendo que até o momento ambos já têm mais de 20 pré-candidaturas.
O Instituto Superior Politécnico da Huíla, da UMN, localizado na comuna da Arimba, município do Lubango tem nove cursos de licenciatura e um curso de mestrado em biodiversidade, genérica e conservação. Passará a contar ainda com os dois cursos de especialização que estreiam em Março deste ano. EM/MS