Soyo – O Instituto Superior Politécnico (ISP) do Soyo, província do Zaire, lançou, este sábado, no mercado, os primeiros 449 licenciados formados naquela instituição de ensino superior.
Trata-se do primeiro grupo de licenciados formados em Pedagogia/Gestão Escolar, Ensino Primário, Ensino de Matemática, Sistema de Informação, Redes e Administração de Sistemas, Engenharia Mecânica, Engenharia de Organização e Manutenção Industrial, respectivamente.
A cerimónia de outorga foi presidida pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, que, na ocasião, recomendou às instituições adstritas a primarem mais pela formação de quadros com qualidade com vista a enfrentarem o mercado de trabalho.
A propósito, defendeu a necessidade de se melhorar cada vez mais as condições de trabalho e os métodos de ensino, através de mecanismos que proporcionem melhor conexão com as exigências do mercado.
Por sua vez, o governador da província do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, exortou os novos licenciados a serem mais criativos, desenvolvendo iniciativas privadas capazes de promoverem o auto-emprego.
Garantiu apoio institucional do Governo local a todos os finalistas que se dedicarem à pesquisa científica no ramo do empreendedorismo, cultura, entre outras áreas do saber que podem concorrer para o desenvolvimento da província.
Este é o primeiro grupo de licenciados que o ISP do Soyo coloca no mercado, desde que se tornou uma unidade universitária autónoma, em 2021.
Mas, a abertura de ensino superior no Soyo data desde 2011, com a denominação de Escola Superior Politécnica que permitiu a formação de 1.118 licenciados em diversas especialidades. JFC/JL