Uíge - O Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (ISCED) destacou hoje, sexta-feira, os desafios para a melhoria do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa em Angola, numa jornada de reflexão em alusão ao 5 de Maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa e das Culturas Lusófonas.
Entre os desafios, o presidente ISCED-Uíge, Mona Mpanzu, apontou a revisão do estatuto pedagógico de Língua Portuguesa e a contextualização dos manuais de ensino de acordo com as regiões do país.
Durante a abordagem sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa, Mona Mpanzu falou da necessidade da associação de vários especialistas para a criação de políticas educativas e a elaboração de manuais de ensino da Língua Portuguesa.
Em relação à formação de professores, Mona Mpanzu referiu que a instituição que dirige forma 100 professores de Lígua Portuguesa por ano.
Em função disso, apelou ao Governo para reforçar o intercâmbio entre as instituições de ensino e os quadros angolanos formados no país e no exterior.
Da iniciativa do Departamento de Ensino e Investigação de Letras Modernas e Ciências Sociais, o encontro visou reflectir sobre os diversos problemas que afectam o ensino da Língua Portuguesa em Angola, sobretudo, a formação de professores, qualidade dos manuais de ensino, políticas de ensino implementadas pelo Estado e a convivência existente entre a Língua Portuguesa e as Línguas Nacionais.
No encontro, abordou-se sobre "Os desafios do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa em Angola, capacidade biológica para a linguagem verbal, avaliação das aprendizagens em Língua Portuguesa no sistema de educação e ensino angolano, aspectos metodológicos” e entre outros temas.
A actividade contou com a participação do representante da directora Provincial da Educação do Uíge, Abertinho David Ndombele, chefe do Departamento de Letras Modernas, Eduardo David Ndombele, docentes e estudantes.
Em 5 de Maio, comemora-se o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da cultura lusófona. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português. JAR