Benguela - Trinta mestres formados em metodologia do ensino primário receberam, esta terça-feira, em Benguela, os seus diplomas pelo Instituto Superior deCiências da Educação (ISCED).
Em declarações à ANGOP, o vice-presidente para a área académica do ISCED, Augusto Afonso, informou que esta é a segunda cerimónia de outorga, de âmbito nacional, totalizando já 59 mestres.
"Depois de Luanda, coube a vez do ISCED Benguela. O projecto tem o apoio do Governo de Angola, através do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente, dos institutos Camões e de Cooperação da Língua Portuguesa e a Universidade do Minho (Portugal)", explicou.
O académico disse ainda que o curso durou dois anos, com alunos provenientes de várias províncias do país.
Sobre os requisitos, esclareceu que, além da licenciatura, preferencialmente na área da Educação, os candidatos devem ter experiência confirmada no ensino primário.
"Esses quadros têm a obrigação de reforcar o subsistema de formação de professores", considerou.
Augusto Afonso afirmou que o Governo angolano apercebeu-se que uma das "lacunas relacionadas com a falta de qualidade no ensino, está nos quadros, por isso decidiu implementar este programa que conta com participação internacional".
Na ocasião, foi anunciada a abertura, ainda este ano, do curso de doutoramento, igualmente em metodologia do ensino primário.
Vice-governadora congratula-se com outorga de diplomas
A vice-governadora para área política, social e económica, Kátia Cachuco, começou por agradecer a equipa do projecto e toda a comunidade académica do ISCED de Benguela, pela concepção e submissão do programa.
"Para os mestres que recebem hoje o seu diploma, este é um momento de grande realização e de reconhecimento pelo trabalho árduo", considerou.
Kátia Cachuco disse esperar que seja apenas o início de uma carreira brilhante e de compromisso permanente com a requerida qualidade na Educação e Ensino.
"Aproveito a oportunidade de destacar a colaboração internacional", afirmou a governante, fazendo referência a parceria com a Universidade do Minho.
"Não devemos esquecer os desafios que ainda enfrentamos. O sistema de Educação em Angola ainda tem um longo caminho para percorrer", alertou aos novos mestres.
Novos mestres em metodologia do ensino primário
Os recém graduados a mestres manifestaram a sua satisfação, prometendo trabalhar para cada vez mais para melhorar a qualidade de ensino em Angola.
Madalena Chitula disse notar que a metodologia em ciências sociais e da natureza, área em que se formou, é muito importante porque ajuda as crianças a despertar e a descobrir muitas coisas que encontram à sua volta.
"Esta disciplina vai facilitar o professor do ensino primário a trabalhar com as crianças de forma mais prática", enfatizou.
Já Cipriana Coale espera ser uma profissional competente na área de metodologia do ensino de matemática, para tentar inovar em Angola.
Por sua vez, Celso Praia, formado em metodologia de língua portuguesa, defende que esta disciplina deve ser ensinada com arte e esta formação veio preencher os requisitos de que necessitava para o efeito.
"Queremos ser agentes da mudança", afirmou com satisfação.
O Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela foi inaugurado em 17 de Maio de 1994. É uma instituição que se dedica à formação académica e profissional, investigação científica e extensão universitária na área de ciências da educação. TC/CRB