Lubango - O quadro docente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla foi hoje, sexta-feira, reforçado com 30 novos docentes, admitidos à luz do concurso público de ingresso externo na carreira destes profissionais do Ensino Superior.
Trata-se de dois professores-doutor auxiliares, cinco assistentes e 23 estagiários, entre os quais seis do género feminino e elevam para 135 o número de docentes no ISCED-Huíla.
Falando na cerimónia de cumprimentos de fim de ano, onde os novos docentes tomaram posse, realçou ser pela primeira vez, na História da instituição, a admissão desse número de docentes, que vão minimizar a carência e contribuir para o crescimento do ISCED-HUÍLA.
“Digo-o por ser um quadro bastante diferenciado e com valências aceitáveis para aquilo que são os desafios do futuro. Peço a todos que facilitem a integração dos novos quadros, ajudando-os no que for necessário, principalmente no que toca à imersão ao nível da cultura institucional”.
Salientou que apesar das vagas preenchidas, o ISCED tem ainda ainda défice, principalmente nas áreas do Ensino de Matemática, Informática Educativa e de Línguas e aguardam por um novo concurso público a realizar-se no ano de 2025.
Detalhou que a à luz do estatuto orgânico do ISCED-HUILA, das 180 vagas previstas para a carreira docente, foram preenchidas apenas 133.
Alertou aos docentes recém-enquadrados, que o processo de avaliação é um facto na instituição, porquanto devem sentir o “peso” da responsabilidade relativa à opção de ser professor universitário.
Desafios do ISCED-Huíla para 2025
O presidente do ISCED-Huíla afirmou que para 2025, o maior desafio será a efectivação dos funcionários em regime de contrato por termo certo e a promoção de outros cujas habilitações literárias e tempo de serviço se ajustam ao estatuído legalmente.
“Para as dinâmicas e desafios de um ISCED-Huíla mais dinâmico, humano, ecológico e virado para o futuro, precisamos de reforçar a oferta de cursos de superação para uma resposta mais eficiente, humanizada e de excelência”. BP/MS