Lubango - O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla vai apresentar na 4ª Edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA), o curso de pós-graduação em de Sistema de Informação Geográfica, a ser ministrado pela primeira vez, no ano académico 2023/2024.
A FMCA, a decorrer no Lubango, de 10 a 13 do mês em curso, é um evento que serve para compartilhar informações sobre os municípios e cidades, respectivos programas, projectos e oportunidades de investimento.
O evento visa incentivar o desenvolvimento local e promover a cooperação e o intercâmbio entre os diferentes municípios e cidades de Angola.
A informação foi hoje, quarta-feira, avançada à ANGOP, pelo presidente do ISCED-Huíla, Helder Bahu, tendo realçado ser um curso aplicado ao Ordenamento do Território e Ecologia, que vai funcionar numa perspectiva, não só de formação como tal, mas também numa óptica de extensão.
Destacou que a ideia do ISCED-Huíla é promover formação para futuros especialistas que poderão trabalhar a nível do Ordenamento do Território, com realce para a elaboração dos planos directores municipais.
Segundo, Helder Bahu, a elaboração desse plano surge para pensar no crescimento urbano e não só, mas dentro dos padrões estabelecidos, tendo em conta a componente ecológica e manter o equilíbrio entre o processo de urbanização e a gestão das águas, assim como todo envoltório ecológico que se pode aqui desenhar.
Afirmou tratar-se de um curso teórico e prático com uma componente tecnológica aceitável, com duração de ano académico, contará com uma turma de 25 ou 30 formandos e será ministrado por especialistas da área nacionais e estrangeiros de um projecto financiado pela UNI.AO e está a ser implementado pela Expertise France.
Sublinhou que para se habilitar ao curso, o candidato deve ter alguma formação a nível de Geográfica ou áreas afins, ser funcionário de uma área como do Ordenamento do Território, Serviços técnicos e infra-estruturas, Habitação e todas áreas envolvidas no processo de gestão urbana.
“No fundo são estes aspectos que vamos apresentar, com algumas experiências no âmbito da Química que serão efectuadas por membros do Departamento de Ciências Exactas e da Natureza, também teremos a presença dos Centros de Investigação de Educação e da Biodiversidade do ISCED-Huíla”, assinalou.
O ISCED-Huíla O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.
Em 2008 o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola. Foi um procedimento que propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos.
De tal proposta o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passa à plena autonomia, efectivada pelo Decreto-lei n.° 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros.
Hoje conta com cinco mil estudantes distribuídos em 13 cursos de graduação, com realce para integração da graduação em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, cujas aulas são ministradas por cem professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 funcionários técnicos. BP/MS