Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ISCED-Huíla busca cooperação na Argentina

     Educação              
  • Huíla • Terça, 17 Outubro de 2023 | 14h15
ISCED Huíla
ISCED Huíla
Morais Silva-ANGOP

Lubango - O presidente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, Helder Bahu, manifestou o interesse da sua instituição desenvolver parcerias com universidades argentinas na área de educação ambiental para o seu mestrado em Ecologia e Gestão de Recursos Naturais.

O académico falava nesta segunda-feira, no final de uma visita que o embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier fez à instituição, após deixar uma lista de cinco universidades e uma faculdade argentina interessadas em parcerias académicas com Angola.

Trata-se das universidades Austral de Buenos Aires, Nacional do Litoral com a Faculdade de Engenharia e Ciências Hídricas, a Nacional de Córdoba (UNC), a Faculdade de Direito da UNC, a Católica Argentina de Buenos Aires e a Católica de Córdoba. 

Helder Bahu declarou que têm todo o interesse em desenvolver programas de intercâmbio de estudantes, formações de docentes,  colaborações em pesquisas científicas, entre outras iniciativas conjuntas.

"A nossa área de prioridade é a educação, logicamente que existe uma perspectiva em relação a rios e estudos, nesta, nós a nível da educação ambiental, dentro do nosso mestrado em Ecologia e Gestão de Recursos Naturais teriamos todo interesse em desenvolver esta parceria", reforçou.

Avançou ser uma mais-valia, dentro do quadro daquilo que é uma universidade, que engloba múltiplas áreas de pensamento e experiências.

Lamentou ainda terem uma fraca adesão aos países latinos, tirando a parceria com Cuba, a nível das ciências da educação, não têm outra cooperação solidificada com outras instituições do continente americano, especificamente a do Sul.

Salientou que a abertura que o embaixador deixa com uma lista de universidades com as quais devem ter um contacto mais directo vai ser importante para alavancar a dimensão de cooperação dentro das áreas já identificadas.

Por sua vez, o embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, destacou que o ISCED-Huíla é uma instituição de "grande prestígio" no país, pelo está interessado em estabelecer parcerias entre universidades argentinas e angolanas, onde  cada província recebe uma lista de todas as universidades dispostas a estabelecer parcerias em diversos domínios.

Frisou que apesar do ISCED-Huíla ter  um relacionamento consolidado algumas com universidades portuguesas, há necessidade de expandir-se para outros países e a Argentina quer fortalecer a amizade com Angola, através da academia.

"Com um pouco de determinação e trabalho, as coisas acontecem. Trouxemos uma lista de universidades abertas para cooperar com universidades angolanas. Com a lista, o ISCED-Huíla pode falar das áreas que tem interesse para possível cooperação e cada uma tem especificidades que podem ajudar Angola a crescer", acrescentou.

Destacou a necessidade de Angola procurar parcerias que se adaptem à realidade de Angola e o seu país pode ajudar e o Governo da província a desenvolver o turismo, que ainda não há ainda uma licenciatura na área e esta poderia ser uma das vertentes de colaboração, pois o seu país é um potencial consolidado na formação superior no domínio.

O ISCED-Huíla é descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.

A instituição conta com  13 cursos de graduação, com realce para integração da licenciatura de  em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, seis mestrados e um doutoramento.

No ISCED-Huíla, o embaixador Alejandro Verdier visitou a biblioteca central, os centros de Investigação da Educação (CIDE) e o de Estudos da Biodiversidade e Educação Ambiental (CEBEA) e o laboratório de Educação de Infância, Ensino Primário e Necessidades Educativas Especiais. EM/MS





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+