Lubango - O presidente do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, Helder Bahu, manifestou o interesse da sua instituição desenvolver parcerias com universidades argentinas na área de educação ambiental para o seu mestrado em Ecologia e Gestão de Recursos Naturais.
O académico falava nesta segunda-feira, no final de uma visita que o embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier fez à instituição, após deixar uma lista de cinco universidades e uma faculdade argentina interessadas em parcerias académicas com Angola.
Trata-se das universidades Austral de Buenos Aires, Nacional do Litoral com a Faculdade de Engenharia e Ciências Hídricas, a Nacional de Córdoba (UNC), a Faculdade de Direito da UNC, a Católica Argentina de Buenos Aires e a Católica de Córdoba.
Helder Bahu declarou que têm todo o interesse em desenvolver programas de intercâmbio de estudantes, formações de docentes, colaborações em pesquisas científicas, entre outras iniciativas conjuntas.
"A nossa área de prioridade é a educação, logicamente que existe uma perspectiva em relação a rios e estudos, nesta, nós a nível da educação ambiental, dentro do nosso mestrado em Ecologia e Gestão de Recursos Naturais teriamos todo interesse em desenvolver esta parceria", reforçou.
Avançou ser uma mais-valia, dentro do quadro daquilo que é uma universidade, que engloba múltiplas áreas de pensamento e experiências.
Lamentou ainda terem uma fraca adesão aos países latinos, tirando a parceria com Cuba, a nível das ciências da educação, não têm outra cooperação solidificada com outras instituições do continente americano, especificamente a do Sul.
Salientou que a abertura que o embaixador deixa com uma lista de universidades com as quais devem ter um contacto mais directo vai ser importante para alavancar a dimensão de cooperação dentro das áreas já identificadas.
Por sua vez, o embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, destacou que o ISCED-Huíla é uma instituição de "grande prestígio" no país, pelo está interessado em estabelecer parcerias entre universidades argentinas e angolanas, onde cada província recebe uma lista de todas as universidades dispostas a estabelecer parcerias em diversos domínios.
Frisou que apesar do ISCED-Huíla ter um relacionamento consolidado algumas com universidades portuguesas, há necessidade de expandir-se para outros países e a Argentina quer fortalecer a amizade com Angola, através da academia.
"Com um pouco de determinação e trabalho, as coisas acontecem. Trouxemos uma lista de universidades abertas para cooperar com universidades angolanas. Com a lista, o ISCED-Huíla pode falar das áreas que tem interesse para possível cooperação e cada uma tem especificidades que podem ajudar Angola a crescer", acrescentou.
Destacou a necessidade de Angola procurar parcerias que se adaptem à realidade de Angola e o seu país pode ajudar e o Governo da província a desenvolver o turismo, que ainda não há ainda uma licenciatura na área e esta poderia ser uma das vertentes de colaboração, pois o seu país é um potencial consolidado na formação superior no domínio.
O ISCED-Huíla é descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.
A instituição conta com 13 cursos de graduação, com realce para integração da licenciatura de em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, seis mestrados e um doutoramento.
No ISCED-Huíla, o embaixador Alejandro Verdier visitou a biblioteca central, os centros de Investigação da Educação (CIDE) e o de Estudos da Biodiversidade e Educação Ambiental (CEBEA) e o laboratório de Educação de Infância, Ensino Primário e Necessidades Educativas Especiais. EM/MS