Lubango – Pelo menos mil e 10 vagas estão disponíveis para o ano académico 2024/2025, para os 13 cursos ministrados no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) da Huíla, observando-se uma redução de 145, em relação a igual período anterior, soube a ANGOP, no Lubango.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, a vice-presidente da escola para os assuntos académicos, Maria Kuliakita, justificou que a redução do número de vagas deriva do facto da instituição estar a levar a cabo um processo de descontinuidade do curso pós-laboral a nível de alguns municípios, dado o fraco aproveitamento dos estudantes nos cursos lá ministrados.
Destacou que as vagas estão disponíveis apenas para o município do Lubango, sendo 520 para o regime diurno e 480 para o pós-laboral para os cursos de Educação de Infância, Educação Física e Desporto, Ensinos da Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Francesa, Inglesa, Matemática, Química, Ensino Primário e Informática Educativa.
Segundo a académica, as inscrições já decorrem desde o dia 29 de Julho e vão até o dia nove de Agosto, a publicação das listas dos admitidos será no dia 13.
O ISCED-Huíla descende do Pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.
Em 2008, o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo Governo de Angola, um procedimento que propôs a descentralização dos Pólos da UAN e permitiu a constituição de novos institutos de ensino superior autónomos.
Desta proposta, o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passou à plena autonomia, efectivada pelo Decreto-lei nº 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros.
Hoje conta com mais de cinco mil estudantes do 1º ao 4º ano, distribuídos em 13 cursos de graduação, com realce para integração da graduação em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, cujas aulas são ministradas por cem professores efectivos e mais de 60 colaboradores. BP/MS