Lubango - O Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla é uma das instituições do ensino superior angolanas que vão beneficiar do financiamento de 200 milhões de dólares norte-americanos, que o Banco Mundial (BM) atribuirá ao ministério desse subsistema, com uma fatia de 20 milhões, revelou o seu presidente, Helder Bahu.
Do total da ajuda do BM para o fortalecimento do ensino superior em Angola, cem milhões estão destinados a quatro instituições, sendo elas os ISCED da -Huíla, do Huambo e do Uíge, assim como a Escola Superior Pedagógica do Bengo, ajuda que servirá para a reabilitação e ampliação das suas infra-estruturas, cujo inídio está previsto para 2024 ou 2025.
Falando nas comemorações dos 43 anos de institucionalização do ISCED-Huíla, assinalado nesta quarta-feira, sob o lema: “Por um ISCED-Huíla, mais dinâmico, desenvolvido, humano e virado para o futuro”, o académico salientou que a quota dará resposta a umas das principais barreiras que enfrenta, as limitações infra-estruturais.
Segundo Helder Bahu, a infra-estrutura existente não corresponde aos desafios da actualidade em termos de desenvolvimento da ciência em todos os sentidos, sem esquecer a questão da extensão.
“Alegra-nos o facto de estarmos na rota do financiamento de instituições do Ensino Superior, teremos uma infra-estrutura, mas que em si não vai fazer aquilo que precisamos para que este ISCED volte a estar nos anais da história de Angola. Isso vai exigir uma maior entrega de todos, para esse investimento se traduza na qualidade suficiente e faça a diferença”, aludiu.
O ISCED-Huíla descende do pólo de licenciaturas da Universidade Agostinho Neto (UAN) no Lubango, criado pelo decreto nº 95/80, do Conselho de Ministros, em 30 de Agosto de 1980, sendo a mais antiga experiência do tipo.
Em 2008 o ISCED-Lubango é afectado com a reforma do Ensino Superior promovida pelo governo de Angola. Foi um procedimento que propunha a descentralização dos pólos da UAN, de maneira que pudessem constituir novos institutos de ensino superior autónomos.
De tal proposta o Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla passa à plena autonomia, efectivada pelo Decreto-lei n.° 7/09, de 12 de Maio de 2009, aprovado pelo Conselho de Ministros.
Hoje conta com cinco mil estudantes distribuídos em 13 cursos de graduação, com realce para integração da graduação em Educação em Ensino da Infância e em Ensino Primário, cujas aulas são ministradas por cem professores e os trabalhos administrativos assegurados por 78 funcionários técnicos. BP/MS