Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

ISCED-Huambo forma primeiros licenciados no ensino da Produção Agro-pecuária

     Educação              
  • Huambo • Segunda, 25 Novembro de 2024 | 17h15
ISCED gradua primeiros 54 licenciados do projecto RETFOP
ISCED gradua primeiros 54 licenciados do projecto RETFOP
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED – Huambo) colocou, esta segunda-feira, à disposição do mercado de trabalho dos primeiros 54 licenciados no ensino da Produção Agro-pecuária, Gestão Agrária e Tecnologia Alimentar, soube a ANGOP.

A formação dos graduados decorreu em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no quadro do projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola (RETFOP), financiado pela União Europeia.

Trata-se de 21 licenciados no ensino da Gestão Agrária, 17 em Produção Agro-pecuária e 16 em Tecnologia Alimentar, cujas aulas foram em várias instituições, designadamente no ISCED, no Instituto Superior Politécnico e nas faculdades de Ciências Agrárias e de Medicina Veterinária.

Os formandos receberam, igualmente, aulas teóricas no Instituto Técnico Agrário (ITA -Huambo) e práticas em fazendas das províncias do Cuanza-Sul e do Huambo.

Os cursos de abrangência nacional, iniciados em 2020, sob a gestão da Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, em parceria com a Expertise France, serviram para formar professores para os institutos médios politécnicos de Angola.

Na ocasião, a reitora da UJES, Virgínia Maria Abrunhosa Lacerda Quartin, disse ser um momento histórico para a universidade e para o ISCED, por colocarem 54 professores licenciados no ensino técnico à disposição do mercado de trabalho e contribuirem na obtenção de competências adequadas às necessidades actuais e futuras da economia do país.

A responsável enalteceu a União Europeia e seus parceiros pela contínua aposta no desenvolvimento do capital humano angolano, através do financiamento de projectos académicos, da diversificação económica e não só.

Por sua vez, o presidente do ISCED-Huambo, Alfredo de Jesus Maria Paulo, disse que a formação visou contribuir na redução do desemprego, especialmente, entre os jovens, através da disponibilização do capital humano mais capacitado, que facilita a transição ao mercado de trabalho.

Assinalou que o ISCED deu o pendor pedagógico aos formandos nas áreas referenciadas, com 14 professores, enquanto a UJES contribuiu nas técnicas com 38 docentes, durante a formação, iniciada em Março de 2020.

A expectativa, segundo o responsável, é que os graduados revolucionem o ensino técnico-profissional e marquem a diferença na forma de pensar e agir no mercado, aplicando o que aprenderam durante a formação.

Ao falar na cerimónia pela via remota, o coordenador-geral da RETFOP, Alexandre Rosa, considerou ser uma experiência bem sucedida, dada a junção, pela primeira vez em Angola, de duas instituições diferentes do ensino superior, para cada uma delas trazer uma formação com distintas competências e saberes.

Informou que a mesma edição da formação da RETFOP foi realizada na província de Luanda, capital do país, na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, em parceria com o ISCED - Luanda, na qual frequentaram as aulas 380 estudantes.

Explicou que o processo iniciou, no geral, com 440 estudantes e terminou com 316 graduados, preparados para leccionarem no ensino técnico-profissional, especialmente, nas componentes técnicas, tecnológicas e prática do ensino em Angola.

Também pela via remota, a gestora de projectos da União Europeia, Alba Valle, reiterou que a instituição está comprometida em contribuir na diversificação económica e na criação de empregos em Angola, através do reforço da formação técnico-profissionais e do ensino superior, desde a graduação e pós-graduação.

Informou que o projecto RETFOP termina no corrente mês e uma nova acção de apoio ao ensino técnico-profissional, com financiamento de 43 milhões de Euros está a ser preparada para iniciar em 2026, enquadrada na estratégia que apoia o Corredor do Lobito, com o objectivo de impulsionar a diversificação económica.

Recorda-se que, em Agosto último, no âmbito da RETFOP, o ISCED-Huambo graduou 10 licenciados na área de agregação pedagógica de Informática e Administração em Serviços. ZZN/JSV/ALH





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+