Huambo – O Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED – Huambo) colocou, esta segunda-feira, à disposição do mercado de trabalho dos primeiros 54 licenciados no ensino da Produção Agro-pecuária, Gestão Agrária e Tecnologia Alimentar, soube a ANGOP.
A formação dos graduados decorreu em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no quadro do projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola (RETFOP), financiado pela União Europeia.
Trata-se de 21 licenciados no ensino da Gestão Agrária, 17 em Produção Agro-pecuária e 16 em Tecnologia Alimentar, cujas aulas foram em várias instituições, designadamente no ISCED, no Instituto Superior Politécnico e nas faculdades de Ciências Agrárias e de Medicina Veterinária.
Os formandos receberam, igualmente, aulas teóricas no Instituto Técnico Agrário (ITA -Huambo) e práticas em fazendas das províncias do Cuanza-Sul e do Huambo.
Os cursos de abrangência nacional, iniciados em 2020, sob a gestão da Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, em parceria com a Expertise France, serviram para formar professores para os institutos médios politécnicos de Angola.
Na ocasião, a reitora da UJES, Virgínia Maria Abrunhosa Lacerda Quartin, disse ser um momento histórico para a universidade e para o ISCED, por colocarem 54 professores licenciados no ensino técnico à disposição do mercado de trabalho e contribuirem na obtenção de competências adequadas às necessidades actuais e futuras da economia do país.
A responsável enalteceu a União Europeia e seus parceiros pela contínua aposta no desenvolvimento do capital humano angolano, através do financiamento de projectos académicos, da diversificação económica e não só.
Por sua vez, o presidente do ISCED-Huambo, Alfredo de Jesus Maria Paulo, disse que a formação visou contribuir na redução do desemprego, especialmente, entre os jovens, através da disponibilização do capital humano mais capacitado, que facilita a transição ao mercado de trabalho.
Assinalou que o ISCED deu o pendor pedagógico aos formandos nas áreas referenciadas, com 14 professores, enquanto a UJES contribuiu nas técnicas com 38 docentes, durante a formação, iniciada em Março de 2020.
A expectativa, segundo o responsável, é que os graduados revolucionem o ensino técnico-profissional e marquem a diferença na forma de pensar e agir no mercado, aplicando o que aprenderam durante a formação.
Ao falar na cerimónia pela via remota, o coordenador-geral da RETFOP, Alexandre Rosa, considerou ser uma experiência bem sucedida, dada a junção, pela primeira vez em Angola, de duas instituições diferentes do ensino superior, para cada uma delas trazer uma formação com distintas competências e saberes.
Informou que a mesma edição da formação da RETFOP foi realizada na província de Luanda, capital do país, na Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, em parceria com o ISCED - Luanda, na qual frequentaram as aulas 380 estudantes.
Explicou que o processo iniciou, no geral, com 440 estudantes e terminou com 316 graduados, preparados para leccionarem no ensino técnico-profissional, especialmente, nas componentes técnicas, tecnológicas e prática do ensino em Angola.
Também pela via remota, a gestora de projectos da União Europeia, Alba Valle, reiterou que a instituição está comprometida em contribuir na diversificação económica e na criação de empregos em Angola, através do reforço da formação técnico-profissionais e do ensino superior, desde a graduação e pós-graduação.
Informou que o projecto RETFOP termina no corrente mês e uma nova acção de apoio ao ensino técnico-profissional, com financiamento de 43 milhões de Euros está a ser preparada para iniciar em 2026, enquadrada na estratégia que apoia o Corredor do Lobito, com o objectivo de impulsionar a diversificação económica.
Recorda-se que, em Agosto último, no âmbito da RETFOP, o ISCED-Huambo graduou 10 licenciados na área de agregação pedagógica de Informática e Administração em Serviços. ZZN/JSV/ALH