Lubango - O responsável da secção do Ensino da Matemática do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) da Huíla, Elias Chivembe, destacou hoje, sexta-feira, no Lubango, a perspectiva, a proporção e a simetria como factores fundamentais da disciplina que inspiram e favorecem as artes.
Elias Chivembe falava à ANGOP, no âmbito das comemorações do Dia da Matemática, que hoje se assinala e no ISCED-Huíla decorreram sob o lema “Matematica, Arte e criatividade”, reunindo a comunidade docente e estudantil da instituição.
O também mestre em Matemática para professores, pela Universidade da Beira Interior, Portugal, realçou que Matemática está envolvida directa e indirectamente em todo tipo de arte, seja nas artes plásticas, assim como em todo processo de concepção da obra.
Sublinhou que para além da sua influência nas artes, a importância da Matemática no quotidiano está ligada à vida diária do cidadão, poder ser vista em várias áreas, desde as compras nos supermercados e até a perceber certos fenómenos e outras unidades curriculares.
Segundo a fonte, a data serviu igualmente para homenagear cinco professores da disciplina que partiram para a eternidade nos últimos sete anos.
Entretanto, o presidente do ISCED-Huíla, Helder Bahu disse a comemoração do dia do tornou-se uma tradição na instituição, pois se afigura importante pelo alcance simbólico de uma área do saber que se tornou central na gestão quotidiana.
Assim, explicou, procurando algum pragmatismo da Matemática, a discussão da sua aplicabilidade torna-se imprescindível para uma maior atractividade.
Salientou que a riqueza cultural, plasmada nas múltiplas dimensões da arte, como a dança, a pintura e as variadas formas de artesanato possuem, implicitamente, uma reflexão matemática é, mais uma oportunidade para colorir os manuais didácticos e tornar o ensino da matemática mais prático, atraente e endógeno.
A data foi escolhida pela Unesco em 2019 para reafirmar a importância da matemática na ciência e na sociedade. A celebração também incentiva a popularização da disciplina no mundo todo. O dia 14/3 homenageia também a constante Pi (π), cujo valor aproximado é 3,14.
No presente ano académico na instituição estão matriculados 276 estudantes do primeiro ao quarto ano, cujas aulas são ministradas por seis professores efectivos e cinco colaboradores. BP/MS