Benguela – A primeira edição do curso de Doutoramento em Metodologia do Ensino Primário foi aberta, esta quinta-feira, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Benguela, com 30 vagas, numa parceria com a Universidade de Aveiro (Portugal).
O grande objectivo é formar especialistas nacionais em metodologia do ensino primário nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no país.
Com a duração de quatro anos, este programa de formação doutoral dirigido a professores junta 24 docentes, entre os quais do ISCED de Benguela e das suas congéneres da Huíla, do Sumbe e de Luanda, incluindo quatro académicos da Universidade de Aveiro.
Inserido no âmbito da implementação do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (PNFGPD), o lançamento do referido curso, para o qual se inscreveram 125 candidatos de várias províncias do país, dos quais 29 já seleccionados, é co-financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Na abertura, o ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, reconheceu que o Doutoramento em Metodologia do Ensino Primário é uma ferramenta estratégica para transformar a qualidade do ensino de Angola.
Precisou que o lançamento deste curso de Doutoramento resulta da parceria entre o ISCED de Benguela e a Universidade de Aveiro, no quadro do Programa Nacional de Formação de Quadros (PNFQ).
Segundo o ministro, o PNFQ visa garantir que o sistema educativo angolano disponha de professores altamente qualificados, capazes de assegurar um ensino de excelência na educação pré-escolar, no ensino primário e secundário.
Albano Ferreira destacou que o investimento na formação de professores é uma prioridade estratégica para o Governo de Angola, pois a qualidade de ensino depende em grande medida da preparação dos docentes.
Entre os vários objectivos do referido programa, preferiu salientar o de reter nas instituições de ensino superior os docentes mais bem preparados e incentivar o seu desenvolvimento profissional contínuo.
A expectativa, realçou, é de que, com esta formação doutoral, se possam introduzir melhorias significativas nos conteúdos, nos métodos de avaliação da aprendizagem e em todos os aspectos específicos que envolvem o ensino primário.
Resposta que faltava
Já a ministra da Educação, Luísa Grilo, sublinhou que este curso de pós-graduação é para o sector a resposta que faltava para as questões das aprendizagens de base, tendo em conta as fragilidades apresentadas por alguns dos profissionais que leccionam nos níveis de base do sistema educativo.
A ministra defendeu que, pela sua complexidade em termos etário, afectivo, psicológico, emocional, familiar e social, o ensino primário precisa de maior atenção, porquanto alberga a maior população escolar, representando mais de 50 por cento de todo o universo estudantil.
E acredita que este curso de Doutoramento é uma contribuição para a resolução de problemas críticos do ensino primário, sobretudo no domínio do ensino da Língua Portuguesa, da Matemática e das Ciências da Natureza, visando a qualidade da educação.
O desafio, notou, é formar pesquisadores em metodologias, para que o processo de ensino e aprendizagem no país responda cada vez mais às necessidades de uma aprendizagem na idade certa para todas as crianças.
A governante também acrescentou que o curso de Doutoramento constitui um marco importante para o alcance das metas inscritas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN), com foco no desenvolvimento do capital humano, na modernização e expansão de infra-estruturas escolares.
Por seu turno, Miguel Girão, em representação do embaixador de Portugal em Angola, aponta esta primeira edição do curso de Doutoramento no ISCED-Benguela como um excelente exemplo da boa colaboração existente entre Portugal e Angola na área da formação de quadros.
No âmbito da formação pós-graduada, o ISCED de Benguela também está a ministrar cursos de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação e em Educação Especial, sendo que nas duas edições já realizadas graduou 59 mestres. JH/CRB