Soyo – Duzentos e 30 finalistas do Instituto Politécnico do Soyo, província do Zaire, vocacionado para a formação de técnicos no ramo dos petróleos serão, nos próximos dias, lançados no mercado de trabalho.
Em declarações hoje à ANGOP, o director-geral da referida instituição escolar, Garcia Fernandes Pedro, disse que os finalistas, de ambos os sexos, formaram-se nos cursos de Geologia de petróleos, Perfuração, Electricidade, Automatização e Soldadura.
Explicou que o Instituto Politécnico do Soyo acolhe, actualmente, 125 alunos em regime de internato, devendo atender, no próximo ano lectivo, mil e 600 discentes da 10ª a 12ª classe matriculados.
O Instituição que dispõe de 65 professores, conta com 17 salas de aula, oficinas dos cursos referenciados, um laboratório de informática, biblioteca, auditório, dois dormitórios, área administrativa, refeitório, salão multiuso e outras áreas de serviços.
Entretanto, o responsável informou que para o próximo ano lectivo, a referida escola não deverá matricular novos alunos, por falta de vagas.
De acordo com a fonte, no ano lectivo anterior, as turmas funcionaram com mais de 70 alunos cada, contra os 36 regulamentados, contrariando o previsto no decreto ministerial.
Tranquilizou os candidatos que o processo de ingresso de novos alunos deverá ser retomado no ano lectivo 2025/2026, para o provimento das vagas dos alunos que irão transitar da 10ª para 11ª classe.
O Instituto Polítécnico do Soyo funciona desde 2015 e está localizado no bairro Kintambi, periferia da cidade.PMV/JL