Luanda - O processo de inscrição nas escolas públicas do II ciclo do ensino secundário para o ano lectivo 2024/2025 teve início esta segunda-feira e decorre sem sobressaltos na província de Luanda, apurou a ANGOP.
Numa ronda efectuada em algumas escolas da capital foi possível constatar que as inscrições decorrem com normalidade devido à organização implementada pelas instituições de ensino.
Segundo o director do Instituto Politécnico Industrial de Luanda (Ex-Makarenko), Milton da Silva, para este ano lectivo a grande novidade é que as inscrições, a decorrer até ao dia três de Agosto, estão a ser feitas de forma online.
Fez saber que para o processo de inscrição é necessário a apresentação das cópias do certificado de habilitações literárias de conclusão do primeiro ciclo do ensino primário (9ª classe), do Bilhete de Identidade e efectuar o pagamento de mil kwanzas, através da Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE).
Para este ano, informou que estão disponíveis mil e 44 vagas nas áreas de Construção Civil, Electricidade, Electrónica e Telecomunicações, Informática, Mecânica, Mecatrónica e Química.
Quanto aos critérios de selecção dos candidatos, o responsável avançou que serão avaliados pela média nas disciplinas nucleares, como Língua Portuguesa, Matemática, Física e Química.
Por sua vez, o director do Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), Clemente Fernandes, avançou que a instituição disponibilizou 936 vagas, distribuídos para o regime regular e pós-laboral, nos cursos de Contabilidade e Gestão, Contabilidade e Gestão Empresarial, Informática e Gestão, Finanças, Comércio, Estatística e Comunicação Social.
Clemente Fernandes disse que o primeiro dia do processo decorreu sem sobressaltos, uma vez que está organizado para permitir que tudo aconteça de forma célere e transparente, tendo sublinhado que os cursos com maior número de inscritos são Comunicação Social, Informática e Gestão, bem como Contabilidade e Gestão.
A abertura oficial do ano lectivo 2024/2025 acontece no dia 31 de Agosto.JAM/MCN