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Iniciação beneficia de mais de 60 mil salas de aula

     Educação              
  • Luanda • Quarta, 06 Julho de 2022 | 14h03
Alunos numa sala de aulas
Alunos numa sala de aulas
Margarida Cortez

Luanda – Sessenta e sete mil e 600 salas de aulas para a iniciação foram construídas pelo Executivo de 2018 a 2022, no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Educação Pré-escolar.

A construção destas infra-estruturas  consta das metas estabelecidas pelo Executivo, no domínio educativo, no período 2018/2022 com o intuito de aumentar o ingresso de um milhão e trinta mil crianças em idade escolar, ou seja, crianças do pré-escolar e da iniciação.

Para o aumento do número de crianças dos zero aos quatro anos de idade no sistema de educação e ensino, através do Programa de Desenvolvimento da Educação Pré-escolar, o Executivi apostou, também, na construção de mais salas de aulas em centros comunitários, creches e jardins de infância.

Neste âmbito foram construídas, no país, mais de 26 mil e 700 salas de aulas, numa estratégia de salas públicas e salas de parcerias público-privadas.

No mesmo período 2018/2022 foram erguidas 163 novas escolas, correspondendo a 12 mil 800 salas de aulas, construídas com o apoio dos parceiros de desenvolvimento.

Aliado a isso consta a criação de 739 bibliotecas em escolas do ensino primário, colégios, liceus e em complexos escolares nas províncias do Bengo, Bié, Cabinda, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire.

Ensino secundário

O executivo focou igualmente a sua atenção nas infra-estruturas para o ensino secundário do I e II ciclo, assim como para as escolas do ensino técnico-profissional.

Para os dois níveis do ensino secundário, foram projectadas 18 mil e 730 novas salas de aula, outras estão em fase de conclusão.

Aumentar a quantidade de quadros médios técnico-profissionais formados pelo sistema de ensino técnico-profissional, constitui outro importante e actual  desafio, cujo número de alunos diplomados atingiu os 46 mil e 500 alunos.

Profissionais das áreas de electricidade, mecânica, construção civil, arquitectura e projectos, electrónica e telecomunicações, sistemas de frio, automação e mecatrónica; na agricultura, avicultura e pecuária, e noutras áreas alimentares,  são regularmente absorvidos pelos grandes e estruturantes programas  e projectos desenvolvidos pelo Executivo em todo o país.

A construção de infra-estruturas para a alfabetização de adolescentes, jovens e adultos é, igualmente, uma das metas alcançadas ao longo dos últimos cinco anos de governação, cujo objectivo é diminuir o atraso desta população.

Ensino Superior

Neste sector foram feitos novos investimentos, com destaque para a construção de sete novas infra-estruturas das Instituições do Ensino Superior (IES).

Foram graduados cerca de 51 mil alunos, número aquém da meta estabelecida, devido ao facto de não ter havido graduados em 2020, devido aos condicionalismos impostos pela Covid-19.

Neste sistema de ensino, foram atribuídas 18.500 bolsas de estudo internas de graduação, resultando num grau de execução 74% quando comparado com a meta do quinquénio estabelecida no PDN 2018-2022.

No capítulo de investigação científica, foram financiados 59 projectos de investigação científica, resultando num grau de execução de 27,06% quando comparado com a meta programada para quinquénio estabelecida no PDN 2018-2022.

Aliado a isso 28 laboratório de investigação científica foram reabilitados e apetrechados, sendo que sete em 2021.

 

 

 

 





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