Ndalatando - Um Complexo Escolar do ensino primário e I ciclo do ensino secundário, denominado Soba Caboco, foi inaugurado hoje (segunda-feira), na comuna de Ndange- Ya- Menha, município de Cambambe, (Cuanza Norte), pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho.
O complexo tem sete salas de aulas, com capacidade para mais de 700 alunos, em dois turnos e um centro de formação profissional de artes e ofícios.
Além da nova infra-estrutura, construída de raiz, fazem parte do complexo escolar mais sete salas de aulas que estão na comuna sede .
Com este complexo, a comuna de Ndange -Ya – Menha conta com 21 salas de aulas. Neste ano lectivo estão inscritos 740 alunos, dos quais 640 no ensino primário e 100, no secundário.
O complexo foi erguido no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que prevê a construção de 24 escolas, nos dez municípios da província.
No acto de inauguração, o governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, considerou que, tendo em conta a importância da formação académica para o indíviduo e a sociedade, com a nova infra-estrutura aumenta a esperança da população por um futuro melhor.
O governador informou que está em curso na comuna a construção da rede pública de distribuição de energia eléctrica, que prevê estar concluída no segundo trimestre de 2022.
Em relação ao abastecimento de água potável, um dos problemas que também afecta a população local, informou que esta situação será resolvida com o fornecimento de energia eléctrica à comuna.
Adriano Mendes de Carvalho deu a conhecer também que está em curso a reactivação da produção de algodão e das minas de ferro de Cassala Kitungo.
Com uma população estimada em cerca de dois mil habitantes e uma extensão de 999 quilómetros quadrados, a comuna de Ndange-Ya-Menha tem oito sectores.
A província do Cuanza Norte tem 22 estabelecimentos escolares do II ciclo do ensino secundário, sendo 12 liceus do ensino secundário geral, três institutos politécnicos, dois institutos técnicos e cinco unidades de formação de professores.
Neste ano lectivo, o sector da Educação no Cuanza Norte conta com 417 escolas públicas e comparticipadas e quatro mil 430 professores.