Dundo- O Director Geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE), Milton Chivela, disse esta terça-feira, no Dundo, que o número de bolsas atribuídas à Lunda Norte está aquém das necessidades reais da província e por isso, vai trabalhar com o Ministério do Ensino Superior, para um possível aumento.
O responsável fez esta promessa durante o fórum nacional sobre as políticas de atribuição de bolsas de estudo, sublinhado que a Lunda Norte é a segunda província do país com maior número de estudantes universitários nas instituições públicas, depois de Luanda.
Disse que dos mais de nove mil estudantes da Universidade Lueji A'nkonde, apenas 600 beneficiam de bolsas de estudos internas e externas, um número aquém da demanda.
"Há toda necessidade de revermos a quota disponibilizada à província, porque vimos claramente que pelo número de estudantes , a quota atribuída é bastante insatisfatória", frisou.
Fez saber que estão disponíveis cerca de dez mil bolsas de estudos no presente ano académico, cuja abertura das candidaturas está prevista para o dia 1 de Novembro.
Assegurou que vai trabalhar com o gabinete de estatística do Ministério do Ensino Superior, para que a Lunda Norte seja a maior beneficiada nas dez mil bolsas disponíveis, tendo em conta o número de estudantes.
Fez saber que a maioria das bolsas para os cursos técnicos e ligados a ciência da saúde , arte, desporto, engenharia, entre outros.
Durante o fórum , serão abordados temas relacionados ao "percurso histórico do INAGBE", "Atribuição de bolsas", "Processo de candidatura online", Gestão de bolsas internas e externas", "Apoio e acompanhamento ao estudante bolseiro".
A província conta actualmente com uma única instituição do ensino superior (Universidade Lueji A'nkonde), onde são ministrados cursos de Direito, Economia, Pedagogia , Inglês, Francês , Ensino primário , entre outros. HD