Icolo e Bengo - O director municipal da Educação do município do Icolo e Bengo, Lopes Famoroso, defendeu esta sexta-feira, maior interação entre a comunidade e a escola, de modos a encontrarem juntos, as melhores soluções para eventuais conflitos.
O responsável que falava na vila de Catete, no acto alusivo a celebração do 22 de Novembro, Dia do Educador, referiu que, com a interação entre comunidade e escola, as probabilidades de um maior sucesso escolar são grande.
"Não podemos deixar de comunicar com os pais e encarregados de educação, sendo a casa a primeira instituição para a construção da personalidade do aluno, que por sua vez se reflete na escola", precisou o gestor.
O director apelou ao maior profissionalismo dos educadores, tendo em conta a influência que exercem na construção de uma sociedade com indivíduos instruídos e educados.
Entretanto, Lopes Famoroso fez saber que o sector da Educação, no município de Icolo e Bengo, tem registado avanços significativos, quanto ao número de professores, aquisição de novas carteiras e abertura novas instituições de ensino.
Segundo dados da Direcção da Educação, neste ano lectivo, Icolo e Bengo beneficiou de mil e 200 novas carteiras para suprir a carência nas instituições de ensino.
As carteiras foram canalizadas para duas escolas localizadas nas centralidades do 44 e do Zango 8000, onde o quadro era preocupante.
De igual modo, neste ano lectivo, começou a funcionar um novo Instituto Politécnico de Administração e Serviço (IPAS), no Zango 8000, com 12 salas de aulas, leccionando os cursos de gestão empresarial e contabilidade e gestão.
O município do Icolo conta neste ano lectivo2024/2025, com 81.822 alunos matriculados, da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, distribuídos em 76 escolas públicas, asseguradas por mil e 209 professores.
O município tem uma população estimada em 149.052 habitantes e um espaço territorial de 3.819 quilómetros quadrados. CLAU/AJQ