Lubango – A província da Huíla necessita de, pelo menos, quatro mil novos novos professores, de modos a integrar no sistema de ensino mais de 300 mil alunos nos 14 municípios.
O sector da educação na Huíla dispõe de 20 mil 864 professores, mil 277 dos quais, ingressaram no último concurso público, num ano em que estão matriculados mais de 700 mil alunos da iniciação à 13ª classes, que leccionam em mil 528 escolas.
Segundo a directora do gabinete provincial da educação, Paula Baptista Joaquim, o crescimento demográfico é o principal responsável dessa carência de educadores, associada a elevada taxa de natalidade.
A responsável, que falava nas comemorações do Dia do Professor, assinalado quarta-feira, afirmou que o governo tem estado a solicitar o aumento da quota de professores a admitir para minimizar o problema, pois a província recebe todos os anos milhares de alunos transferidos de outras localidades.
Para a gestora, é imperioso continuar a valorizar a carreira docente, para que se proporcione uma educação de mais de qualidade, investimento que deve ser acompanhado pela melhoria das condições de trabalho e segurança nas escolas, incluindo os limites ao tempo de trabalho que lhes é exigido e regular o desenvolvimento das carreiras.
O 5 de Outubro é consagrado Dia Mundial do Professor desde 1994, que marcando o aniversário da subscrição da recomendação da OIT/UNESCO sobre o estatuto dos professores (1966).