Huambo – O sector da Educação da província do Huambo necessita de 653 alfabetizadores voluntários, para reforçar as acções de combate ao analfabetismo nesta região do Planalto Central, soube hoje, quarta-feira, a ANGOP.
A informação foi prestada pelo coordenador da Educação dos Jovens e Adultos (EJA) no Huambo, Osvaldo Chiquemba, por ocasião do Dia Mundial da Alfabetização, que se assinala nesta quarta-feira (08).
Segundo o responsável, a província conta apenas com 345 alfabetizadores voluntários, distribuídos em igual número de salas criadas.
Disse que os mesmos foram recrutados pelos parceiros sociais do Gabinete da Educação, no quadro da implementação da política de combate ao analfabetismo, entre igrejas, partidos políticos, cooperativas, grupos comunitários, Polícia Nacional, Serviço Penitenciário e a Fundação Piedoso.
Referiu tratar-se de uma cifra bastante insuficiente para responder às necessidades dos 11 municípios, que, no total carecem de 653 alfabetizadores, para permitir a inserção de mais jovens e adultos no sistema de alfabetização.
Osvaldo Chiquemba apontou a falta de viatura para apoiar as actividades de supervisão e de formação contínua dos alfabetizadores nos 11 municípios da província, para além da carência de material didáctico.
Noutra vertente, o responsável informou que 35 mil e 11 cidadãos, com idades entre 15 e 36 anos, frequentaram as aulas de alfabetização em todos os municípios da província, durante o ano lectivo 2021/2022, sendo 17 mil 862 no primeiro módulo, dois mil 807 no segundo, nove mil 436 no terceiro e quatro mil 906 no 1º e 2º ano.
Neste momento, prosseguiu, decorrem os trabalhos de levantamento de dados quanto ao aproveitamento académico, a partir das direcções e repartições municipais da Educação.
Para o presente ano lectivo, aberto no passado dia 05, disse estarem a decorrer as matrículas de novos alunos e a criação de condições para o início das aulas.
Sem detalhar os valores em causa, o responsável revelou ter sido paga a dívida referente aos subsídios dos alfabetizadores contratados no período, entre 2016 e 2019 e, consequentemente, a desvinculação dos seus contratos.
A 08 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1966.
Essa celebração foi instituída com o objectivo de que assuntos e questões ligados à alfabetização fossem discutidos no mundo todo, promovendo o amplo debate sobre a importância da alfabetização, principalmente em países que ainda possuem índice de analfabetismo considerável.
A alfabetização de crianças e adultos pode mudar de maneira significativa os rumos de um país, uma vez que, quanto maior o acesso do indivíduo a tudo o que a leitura oferece, seja por via cultural, lazer ou até mesmo pela própria educação, maiores são as chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida e acesso a novos caminhos.
Assim sendo, esta data tem uma relevância muito grande, já que não só consciencializa sobre a importância de saber ler e escrever, como também discute e propõe alternativas possíveis para que a alfabetização seja acessível a todos.