Huambo – Novecentos 43 mil e 962 alunos vão frequentar o ano lectivo 2024/2025 na província do Huambo, mais 33 mil comparativamente ao período anterior, informou, esta sexta-feira, o director do gabinete local da Educação, Mário Rodrigues.
O responsável falava à imprensa, no final da VI sessão ordinária do Governo da província do Huambo, orientada pelo governador Pereira Alfredo.
Mário Rodrigues informou que, para o efeito, o sector vai contar com 14 mil 959 professoras, pois será um ano lectivo desafiador, com novas estratégias a serem implementadas durante o processo de ensino/aprendizagem.
Sem precisar números, disse existirem escolas que serão inauguradas nos próximos dias, para reforçar e melhor acomodar os alunos.
Adiantou que a particularidade no novo ano lectivo acontecerá na 5ª e a 6ª classes, na qual, de forma experimental, será aplicada uma nova perspectiva curricular, reduzindo e agrupando algumas disciplinas, com excepção da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Línguas nacionais, Ingleses e Francês.
Mário Rodrigues disse que será a implementação do PLANALEITURA e da melhoria das aprendizagens, para continuar a melhorar o percentual da aprendizagem dos alunos na província, que está acima dos 80 por cento.
Acrescentou que a outra meta está ligada ao programa de alfabetização, que prevê abranger mais de 27 mil cidadãos nas diferentes componentes, contando, para tal, com voluntários, desde estudantes do ensino superior, alunos dos magistérios, igrejas, associações e partidos políticos, com assento Parlamentar.
Mário Rodrigues adiantou que serão materializadas diversas formações dos professores e gestores escolares, para maior domínio das matérias na sala de aula, com foco na melhoria da qualidade de ensino/aprendizagem e uma gestão responsável na planificação das práticas pedagógicas e administrativas.
Frisou que, para o ano lectivo 2024/2025, os exames nacionais serão para todas as décimas segundas classes, de forma generalizada, nomeadamente os liceus e outras diferentes especialidades, para aferir a qualidade do trabalho desenvolvido pelo sector na região.
As actividades docentes/educativas no ensino geral 2024/2025 iniciam a 2 de Setembro próximo, sob o lema “Valorizar as vozes dos professores, rumo a um novo contrato social para a educação". ZZN/JSV/ALH