Luanda – O administrador único da gráfica Damer, Délcio Gama, anunciou, nesta terça-feira, haver capacidade para a produção de 4 milhões e 500 mil manuais escolares/mês.
Délcio Gama, que falava à imprensa no final de uma visita de constatação do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, e uma equipa do Ministério da Educação, frisou que a Damer é uma empresa concebida para receber grandes encomendas, razão pela qual está capacitada para atender a demanda.
"A empresa trabalha com todo o produto comercial feito em papel, tais como livros, revistas, jornais, panfletos", acrescentado que a matéria-prima, de um modo geral, é importada de fornecedores internacionais.
O interlocutor referiu que a gráfica tem uma facturação, por mês, que ronda os 200 milhões de kwanzas.
Segundo o gestor, com a actual conjuntura, próprio da pandemia que assola o mundo, alguns deixamos de ter alguns clientes, mais continuamos a receber muitas encomendas.
No encontro, que contou com uma equipa do Ministério da Educação (MED) para constatar se a gráfica tem condições para poder produzir os manuais escolares para os três ciclos de ensino, Délcio Gama disse estarem preparados para responder as solicitações que forem feitas.
"Temos muita matéria-prima em stock que nos permite começar a imprimir os livros escolares logo que forem solicitados", explicou.
Por sua vez, a directora do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do MED, Irene Neto Figueiredo, avançou que a visita a Damer visou, essencialmente, avaliar a capacidade para poder vir a produzir os materiais escolares, num futuro próximo.
Segundo Irene Neto Figueiredo, foi importante a avaliar a capacidade da gráfica, o seu funcionamento, a maquinaria e que tipo de serviços pode prestar ao MED, por ser importante cumprir as encomendas e os prazos, de forma a fazer chegar os manuais aos estudantes.
"Estamos a fazer visitas a várias gráficas de forma a constatar e saber quem pode ser o nosso parceiro. Ficamos satisfeitos com o que vimos, pela capacidade e celeridade do trabalho que aqui está a ser feito", frisou.
A Damer tem uma capacidade média entre os 4 milhões a 4 milhões e 500 mil manuais/mês.