Cazenga – O Governo Provincial de Luanda (GPL) encerrou a escola nº 3.043 “Escola Grande”, no distrito do Tala-Hady, município do Cazenga, por perigo de desabamento, soube, esta quinta-feira, a ANGOP.
A informação foi avançada pelo subdirector pedagógico da unidade de ensino, Ezequiel José, adiantando que a escola, que comporta 29 salas de aula, foi desactivada há duas semanas após uma inspecção de técnicos do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), que confirmou o risco de desabamento.
“O GPL orientou a Administração Municipal do Cazenga para encerrar a referida escola, no sentido de preservar, em primeiro lugar, o bem vida, uma vez que o edifício, de quatro andares, tem vibrado”, explicou.
Com a sua desactivação, referiu, os alunos foram transferidos para outras escolas do município, para poderem terminar o ano lectivo.
“Não sabemos, ainda, qual será o destino a ser dado à infra-estrutura, se será demolida ou reabilitada, mas o facto é que todos os alunos foram transferidos e alguns tiveram que mudar de horário”, acrescentou.
Cazenga, um dos nove municípios da província de Luanda, está constituído pelos distritos urbanos do Tala-Hadi, do Cazenga, do Calawenda, do Kima-Kieza, do Hoji-Ya-Henda e do 11 de Novembro.
Tem uma área territorial de 41,2 quilómetros quadrados e uma população estimada em dois milhões de habitantes.KAM/ACS/MCN