Sumbe - A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Cuanza-Sul, Emilia Tchinawalile, assegurou hoje o compromisso do Governo local em continuar apoiar os agentes de educação, com a melhoria das condições sociais e de trabalho.
A responsável falava no acto provincial do Dia Nacional do Educador, assinalado a 22 de Novembro, sob lema “Valorizar as Vozes dos Professores, Rumo a um Novo Contrato Social para a Educaçao”.
Na ocasião, disse ser importante continuar a assegurar as condições sociais e de trabalho dos professores e, ao mesmo tempo, promover a formação contínua, para que os educadores estejam sempre engajados nas tarefas que engrandecem a Nação angolana.
Sinalizou que o educador no contexto actual tem de ser modelo para a sociedade, estar comprometido com a causa da educação e disposto a contribuir com a sua opinião em vários domínios sociais.
Por isso, apelou para uma boa relação entre a escola, a comunidade, o professor, os encarregados de educação, as direcções do sector e os parceiros sociais, para um ensino de qualidade.
O acto serviu para homenagear os antigos responsáveis do sector da educação na província do Cuanza-Sul, pelo contributo prestado na melhoria qualidade do ensino/aprendizagem. SN/LC/ALH