Mocamedes- o Governo Provincial do Namibe reafirmou, hoje, sexta-feira, em Moçâmedes, o seu compromisso em continuar a apoiar o sector educativo, promovendo condições adequadas de trabalho para os professores, valorizando a formação contínua e assegurando que todos tenham acesso a recursos e ferramentas que facilitem o ensino
A governadora em exercício do Namibe, Ema daSilva, que falava no acto comemorativo do dia do Educador, assinalado nesta data em todo o pais, realçou que este compromisso é necessário e urgente para que se tenha uma educação de qualidade e com homens bem formados.
Realçou que o Executivo angolano continua a envidar esforços na colocação de mais escolas junto das comunidades e, com isto, conta com as empresas privadas, no âmbito da sua responsabilidade social, tendo garantido já a construção e inauguração de uma escola de oito salas de aula e outras três em construção e a inaugurar nos próximos meses.
" Isso reflecte o desejo de melhorarmos também as condições de trabalho dos educadores ", precisou.
Além disso, conforme explicou a responsável, o Governo está a implementar o projecto " Okulinonga" , plano integrado para a resposta educativa as populações, voltadas para a inclusão e o desenvolvimento das comunidades.
Afirmou ainda que este plano foi concebido com o objectivo de enfrentar os desafios de forma abrangente, através de quatro eixos estruturantes como a redução de crianças fora do sistema de ensino, abertura de escolas itinerantes, alfabetização e merenda escolar.
Considerou ainda a educação como sendo a base de desenvolvimento e para que as crianças e jovns prosperem é necessário garantir que se tenha acesso a uma educação de qualidade, apesar das dificuldades existentes.
Frisou ainda que a implantação das escolas itinerantes do plano Okulinonga em zonas comummente afectadas pela seca e transumância é uma iniciativa que precisa ser fortalecida.
Apontou ainda a necessidade de se apostar no desporto escolar, sendo uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral da criança e jovens.
Deixou uma mensagem de esperança e encorajamento a todos os educadores, pois para ela, apesar de muitos desafios que se enfrenta é preciso acreditar no poder transformador da educação. FA/SEC