Talatona – A ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança, disse, esta terça-feira, em Luanda, que as instituições do ensino superior devem estar capacitadas como agentes da transformação da educação no geral.
Maria do Rosário Bragança defendeu que este papel justifica-se porque não existe ensino superior sem educação básica e o que se faz num nível repercute-se no outro.
Segundo a governante, que falava à imprensa durante o Encontro Nacional dos Estudantes Universitários, para poderem desempenhar este papel, os gestores das instituições estão já a realizar cursos de especialização de gestão do ensino superior.
Para a ministra, é preciso potenciar as instituições do ensino superior para criarem planos de desenvolvimento institucional que, se forem realizados com o envolvimento de toda comunidade académica, constituem marco para o seu desenvolvimento.
Durante o discurso de abertura do encontro, Maria Bragança falou dos desafios quer a nível do financiamento para a investigação científica quer ao nível da capacitação do pessoal docente e não docente, dos investigadores científicos, da melhoria das infra-estruturas físicas e tecnológicas e do aumento do processo de transformação digital no ensino superior.
A ministra apontou ainda a melhoria do currículo dos cursos, não só do processo da harmonização curricular, mas também instou as instituições a incutir nos currículos a vertente inovação pedagógica.
Por seu turno, a estudante Leandra Nunes espera que o Ministério do Ensino Superior implemente as soluções saídas do encontro sobre os problemas que afligem a camada estudantil do país.
Já o estudante Joaquim Costa afirmou que só será possível discutir qualidade de ensino quando se avaliar de facto o produto deste ensino: o estudante, formado nas dimensões transversais e que estará ao serviço da sociedade ,ai onde for colocado.
Sob o lema “estudantes unidos pela qualidade do ensino superior em Angola”, este encontro teve como objectivo partilhar com os estudantes a visão do Governo sobre os desafios e as perspectivas de desenvolvimento do ensino superior no país. KAM.MAG.