Luanda - O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, disse, hoje, quinta-feira, que o Governo perspectiva avanços abrangentes nos indicadores da Educação, desde a alfabetização até ao ensino secundário, com o fito de alcançar as metas preconizadas.
O governante, que falava na cerimónia de abertura da segunda edição da Mesa Redonda sobre “Investimento no sector da Educação: Desafios e Oportunidades” disse que, apesar de a educação em Angola registar avanços, o país ainda está a fazer percursos para alcançar as metas estabelecidas.
Por este facto, adiantou Pacheco Francisco, o Governo realça a necessidade de se reforçar o investimento no sector, de modo a tornar a educação verdadeiramente num elemento indispensável para a sustentabilidade do país.
Segundo o secretário de Estado, todas as acções e cenários de expansão e modernização do sistema de ensino, contados no Plano de Desenvolvimento Nacional, e de estratégias de longo prazo, têm a finalidade de assegurar a qualidade da educação e melhoria de acessibilidade de todas as variáveis.
Por esta razão, referiu, o Plano de Melhoria das Aprendizagens compreende cinco eixos de actuação que são "A expansão da rede escolar do acesso ao ensino primário", "A qualidade de processo de ensino e aprendizagens de carácter inclusivo", "A relação escola e comunidade", "Reforço e competência dos profissionais da educação" e a "Modernização do sistema de educação, de ensino e transformação digital".
"O Governo de Angola reafirma a sua vontade política e o seu compromisso com a causa da educação das melhorias e medidas a serem tomadas no sector, com vista ao aumento progressivo do orçamento do sector para o maior investimento em recursos humanos, materiais organizacionais e simbólicos destinados a propiciar um ambiente adequado para o desenvolvimento do sector", destacou.
Pacheco Francisco acrescentou que o investimento no sector da Educação deve ser integral, desde a alocação de recursos para a formação de quadros, a construção e manutenção das infra-estruturas para o reforço da gestão escolar até a relação da escola com a comunidade.
Por esta via, salientou o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, a educação poderá contribuir para erradicar a pobreza, transformar vidas e promover avanços consubstanciados nos objectivos e desenvolvimento sustentáveis, com o fim de melhorar a qualidade do ensino no país.
Segundo ele, como coordenador dos programas prioritários do sector, reflectidos no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023/2027), o Ministério da Educação implementa acções nela contida com a participação de diferentes Departamentos Ministeriais, sociedade civil e dos parceiros sociais.
"O desenvolvimento das acções de forma conjunta têm permitido a realização de várias actividades para o alcance das políticas de médio e longo prazos, que visam a melhoria do acesso dos angolanos ao ensino e educação de qualidade no sentido de reduzir os níveis de desemprego apoiado no ecossistema empresarial, empenhado na orientação e inovação para o desenvolvimento da economia", salientou.
Pacheco Francisco informou que o plano nacional da educação é materializado com o alinhamento e com a "Estratégia de Longo Prazo Angola 20/50".
SL/MDS