Cachiungo – O Governo Provincial do Huambo entregou, este sábado, a primeira fase do Campus Universitário da Missão Evangélica do Dondi, no município do Cachiungo, soube a ANGOP.
Com quatro naves, numa área de 380 hectares, a infra-estrutura está orçada em seis mil milhões de kwanzas e comporta, entre outros, 40 salas de aula, internato para mil 500 estudantes, área administrativa e refeitório.
O campus Universitário, pertença da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), vai formar licenciados nas especialidades de Teologia, Silvicultura, Agronomia, Ciências de saúde (Enfermagem Geral e Análises Clínicas) e da educação (Biologia, Psicologia e Física).
Em declarações à imprensa, o secretário na IECA na província do Huambo, reverendo Gilberto Jamba Ndumduma, informou que as aulas iniciam ano académico 2025/2026, com cursos que facilitam a rápida inserção dos jovens no mercado de trabalho.
A assinalou que a entrega da infra-estrutura constitui motivo de alegria para a igreja e para a sociedade, em geral, por constituir a materialização do sonho e das aspirações de várias gerações de membros e dirigentes da IECA.
Lembrou que desde a implantação da Missão do Dondi, em 1914, o objectivo foi sempre ter o ensino superior, para apoiar a formação das comunidades locais.
Concluída a obra, explicou, o empreendimento aguarda pelo apetrechamento dos laboratórios, bibliotecas, internatos e das salas de aula.
Por seu turno, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Francisco, disse tratar-se de um investimento de grande montra para a IECA, que vai contribuir na formação académica e técnico-profissional de vários jovens.
Disse ser o Governo do Huambo e a Igreja vão continuar a discutir para o progresso do trabalho já iniciado e, posteriormente, aconteceu o acto oficial da inauguração do empreendimento, iniciado em 2021.
Elmano Francisco disse as obras apresentam qualidade satisfatória para os objectivos pelas quais a igreja se propõe.
Fundada a 05 de Outubro de 1914, a Missão do Dondi, propriedade da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) é tida como uma das principais referências da evangelização e berço da formação de quadros em Angola.
Criada a 11 de Novembro de 1880, pelos missionários americanos Bagster, William Henry Sanders e Samuel Taylor Miller, a IECA foi reconhecida pelo Governo Angolano a 24 de Janeiro de 1987, sob o Decreto Executivo nº 9/87 e, sob o Registo nº 1, de 24 de Outubro de 2005 do Ministério da Justiça e do Direitos Humanos. JSV/ALH