Lubango - A vice-governadora da Huíla, Maria João Chipalavela, exortou hoje, sexta-feira, aos recém- graduados do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla), a conferir maior qualidade no ensino e na aprendizagem, nos diferentes subsistemas.
Maria João Chipalavela falava na cerimónia de outorga de diplomas referente ao ano académico 2023/2024, onde reforçou que para a concretização de tal desiderato, é preciso haver dedicação, trabalho, compromisso e justiça, de modo de ajudar a desconstruir a ideia de “incapacidade de aprendizagem”, nos diferentes subsistema de ensino.
Destacou que a província e o país, em geral, “vivem tempos desafiadores, complexos e incertos”, por isso precisa de profissionais com ética, mas acima de tudo de “muita” paixão pela tarefa de educar e formar.
Encorajou-os a enfrentar os desafios e com sabedoria possam tomar decisões na elaboração dos projectos pedagógicos na escola e que satisfaçam os sonhos das crianças, adolescentes e adultos, sem se esquecerem das suas raízes e do papel que tem na sociedade para a construção de uma sociedade melhor.
O ISCED-Huíla, outorgou ao todo, 890 graduados, dos quais, 776 licenciados, 45% são mulheres e 55 homens e 124 mestres, destes 30% correspondem ao género feminino, 67% masculino.
Quanto à empregabilidade para os formandos Mestres, cem por cento já estão no mercado de trabalho, enquanto os licenciados, o curso do ensino primário é quem detém o maior número de formados no mercado do trabalho.
Nesta edição o melhor estudante licenciado, foi do curso de Educação Física e Desporto, com a média de 19 valores e no mestrado foi do curso Biologia, com uma média de 18 valores. BP/MS