Mbanza Kongo – O vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico, Afonso Nzolameso, destacou esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, a resiliência e o espírito de missão dos professores que trabalham em zonas recônditas da região.
Segundo o governante, que discursava no acto provincial do Dia do Educador Nacional, que hoje se assinala, o Governo Provincial está apostado na criação de condições de trabalho e habitabilidade para esses profissionais da educação, que com muito sacrifício e longe do seu conforto formam os futuros quadros do país.
Encorajou-os para continuarem firmes e determinados nesta nobre missão, frisando que o Executivo angolano entendeu atribuir subsídios de isolamento a esses profissionais como forma de reconhecimento e valorização pelo trabalho que exercem longe das cidades e vilas.
Na ocasião, Afonso Nzolameso pediu aos gestores escolares para serem selectivos na admissão de novos professores, evitando quadros sem agregação pedagógica.
O vice-governador exortou os professores a persuadir, em paradas, os alunos sobre a necessidade da preservação dos bens públicos para se acabar com a vandalização do património comum.
Durante o acto, foram entregues certificados de mérito aos professores destacados em zonas recônditas desta parcela do território nacional.
Participaram do acto provincial que decorreu sob o lema: “valorizar a voz do professor, rumo a um contrato social para a educação”, professores, alunos, membros do Governo Provincial, encarregados de educação, entre outros convidados.
O Dia Nacional do Educador em Angola é celebrado a 22 de Novembro, data instituída em 1977 pelo primeiro Presidente, António Agostinho Neto, na sequência da abertura da campanha de alfabetização na fábrica Textang II, em Luanda. DA/JL