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Governadora destaca relevância do educador na sociedade

     Educação              
  • Huambo • Segunda, 21 Novembro de 2022 | 09h45
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika
Governadora da província do Huambo, Lotti Nolika
Pedro Parente

Huambo – A governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, destacou, esta segunda-feira, o papel relevante do educador na sociedade, enquanto agente activo de mudança de comportamento e transformador da consciência para a formação do homem novo.

O reconhecimento vem expresso numa mensagem de exortação, chegada à ANGOP, por ocasião do Dia do Educador, que se assinala nesta terça-feira, 22.

A governante afirmou que “ninguém se faz intelectual sem passar por um professor, daí a exortação a todos os educadores para que continuem a ser o mestre que ensina e o patriota que inspira as novas gerações”.

Sublinhou que educar é a acção de promover a educação, que compreende todos os processos institucionalizados ou não, que visam transmitir determinados conhecimentos e padrões de comportamento, a fim de garantir a continuidade da cultura de uma sociedade.

Lotti Nolika acrescentou que, numa Angola que trilha os caminhos para o desenvolvimento, o educador é chamado a ser um líder e um elemento preponderante na comunidade.

Lembrou que a data, que se comemora sob o lema “A transformação da educação começa com o professor”, foi instituída por ocasião da visita do primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, à fábrica Textang II, em 1977, onde declarou a abertura da campanha de alfabetização de Luanda.

“Por isso, reitero em nome do Governo da província do Huambo e em meu próprio, expresso votos de felicitações a todos os professores e educadores pela comemoração de mais um 22 de Novembro, augurando felicidades e bom trabalho”, concluiu a governadora.

Com 18 mil 473 professores, a província do Huambo conta, no presente ano lectivo, com 930 mil 925 alunos da iniciação ao II ciclo do ensino secundário, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários, mais 26,8 por cento em relação ao período lectivo anterior.

Destes, constam 105 mil 964 que ingressam pela primeira vez no sistema de ensino/aprendizagem, 628 mil 367 alunos primário, 128 mil 394 no I ciclo, bem como 68 mil 200 II ciclo, incluindo dos institutos politécnicos e magistérios primários.





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