Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, reiterou, este sábado, o compromisso do Governo local em apoiar as instituições públicas do ensino superior, para que tenham condições adequadas para a académica dos jovens.
O governador falava à imprensa, no final da visita de constatação do processo de transferência provisória da Faculdade de Economia da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) para as instalações cedidas pela direcção do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) com melhores condições de acomodação dos estudantes.
Reconheceu que, apesar de as actuais instalações serem ainda pequenas, tendo em conta o número de estudantes matriculados, tem melhores condições relação ao edifício antigo, enquanto se aguarda por novas soluções, que passam pela construção de um Campus Universitário.
Pereira Alfredo disse ser o compromisso do Governo da província do Huambo continuar ajudar as unidades orgânicas da UJES, a terem um melhor papel, desempenho e condições adequadas para o exercício formativo.
Considerou que academia constitui o melhor sítio onde se pode estar e gerar conhecimentos, daí que o governo não pode ficar indiferente sobre esse processo nobre, que visa assegurar o desenvolvimento assente na base científica.
Sinalizou que a Universidade tem essa responsabilidade de produzir conhecimentos e valências, que permitam que as sociedades e os territórios possam ser emancipados e sustentados com conhecimentos adquiridos nestas instituições do ensino superior.
“Vim dar força a Faculdade de Economia na certeza de que o caminho ainda é longo, porém o governo vai continuar a trabalhar para encontrar soluções que permitam assegurar o bom exercício dos profissionais, estudantes e das demais entidades que labutam nesta instituição de ensino”, enfatizou.
A Faculdade de Economia conta, no presente ano académico, com mil 300 estudantes do 1º ao 4º ano dos cursos de licenciatura em Economia, Gestão Empresarial, Finanças, Contabilidade, Auditoria e Consultoria, para além dos mestrados em Ciências Empresariais e Contabilidade e Finanças.
Assegurada por 42 professores, a instituição foi fundada em 1981 como núcleo da Faculdade Agostinho Neto (UAN) tendo funcionado até 1992, dado a situação do conflito armado no país.
Retomou em 2001 ainda como núcleo da UAN e em 2010 foi constituída uma unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos. JSV/ALH