Dundo – O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, exigiu hoje, quarta-feira, às direcções das escolas públicas na circunscrição, maior rigor no processo de ensino, visando a formação de quadros qualificados.
Ernesto Muangala fez esta exigência na cerimónia de empossamento de novos directores escolares, sublinhando que o estudante bem formado está melhor capacitado para enfrentar os desafios de desenvolvimento do país.
Recomendou as escolas do ensino médio, no sentido de estimularem a investigação científica, elemento indispensável para se atingir a excelência no processo de aprendizagem.
Apelou a necessidade de se combater actos de corrupção nas instituições de ensino, facto que tem beliscado a qualidade de ensino e aprendizagem em algumas instituições, contribuindo para a colocação de quadros no mercado de trabalho com alguma deficiência.
No presente ano lectivo foram matriculados 221 mil e 414 alunos distribuídos em mil e 689 salas de aulas, um total de 178 escolas espalhadas nos 10 municípios da província.