Huambo – O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, considerou, esta quinta-feira, o educador como um agente activo no desenvolvimento social e de mudança comportamental das novas gerações, pois ninguém se faz intelectual sem passar por um professor.
Numa mensagem de exortação chegada à ANGOP, por ocasião do Dia Nacional do Educador, que se assinala a 22 do corrente mês, o governante disse que o professor/educador é chamado a ser um líder, um elemento preponderante na comunidade e agente de mudança de comportamento.
Afirmou que educar está relacionado com acção de promover a educação, que compreende todos os processos institucionalizados ou não, que visam transmitir determinados conhecimentos e padrões de comportamento, a fim de garantir a continuidade da cultura de uma sociedade.
Pereira Alfredo referiu que o país precisa de educadores comprometidos com o seu dever e com a Pátria, para além de capazes de transformar as informações em conhecimento e em consciência crítica, formando, deste modo, cidadãos que conheçam a sua história, que respeitam os seus valores culturais, morais e cívicos.
Recorrendo-se na máxima do fundador da Nação, segundo a qual “o mais importante é resolver o problema do povo”, reafirmou o compromisso do Governo da província do Huambo em continuar a trabalhar para ultrapassar as dificuldades que continuam a enfermar a classe.
Por isso, o governador exortou a todos os educadores para que continuem a ser os promotores da aprendizagem capaz de realizar mudanças no pensar e no agir dos alunos e contribua para a manutenção dos valores sublimes que engrandeçam o ser humano em todas as dimensões.
Citou que ensinar é semear com sabedora e colher com paciência, pois um excelente educar não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e a sensibilidade para aprender, uma vez que educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele.
Refira-se que o acto provincial das comemorações do Dia Nacional do Educador, sob o lema “Valorizar as vozes dos professores rumo a um novo contrato social para a educação”, acontece na sexta-feira (22) no pavilhão polidesportivo da cidade do Huambo, localizado Avenida Amílcar Cabral.
A efeméride remota de 1977, por ocasião da visita do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, à fábrica Textang II, onde declarou aberta a campanha de alfabetização de Luanda.
Esta data ficou registada nos anais da história angolana como dia consagrado ao Educador, tendo vindo a ser institucionalizada em 1978. ALH