Ondjiva – A província do Cunene acolheu recentemente uma formação sobre bolsas de estudo, no âmbito do Projecto de Empoderamento de Raparigas e Aprendizagem para Todos (PAT II).
A iniciativa teve a duração de dois dias e agregou 136 gestores escolares, entre directores do I ciclo, pontos focais das escolas secundárias e das administrações municipais.
A formação, realizada nos dias 1 e 2 do corrente mês, teve como finalidade melhorar a gestão do programa de bolsas de estudo nas escolas.
Na altura, o director da Educação no Cunene, Domingos de Oliveira, garantiu que os gestores estão preparados para acompanharem o processo de atribuição das bolsas de estudo, tendo destacado as disponibilizadas aos alunos do primeiro ciclo dos municípios do Cuanhama, Ombadja, Cuvelai, Namacunde, Cahama e Curoca.
Esclareceu que o programa surge para ajudar as famílias angolanas a minimizar os custos na compra de materiais escolares, reduzir os índices de abandono e estimular os níveis de aprendizagem, visando o sucesso escolar.
O responsável lembrou que 27.430 alunos do I ciclo do ensino secundário (7ª, 8ª e 9ª classe) vão beneficiar, no presente ano lectivo, de bolsas de estudo, no âmbito do PAT II.
Domingos de Oliveira disse que cada aluno receberá, por ano, um bónus de matrícula no valor de 35 mil kwanzas, enquanto as meninas que obtiverem bom aproveitamento escolar, no final do ano lectivo, terão mais um bónus de 35 mil.
No presente ano lectivo, 228 mil 770 alunos estão a frequentar as aulas na província do Cunene, sendo 26.479 no pré-escolar, 154 mil 925 no ensino primário, 30 mil 357 no I ciclo e 17 mil no II ciclo.
As aulas são ministradas por cinco mil 793 professores.
A província tem 334 escolas, sendo 257 do ensino primário, 41 complexos, 23 colégios, cinco magistérios, três liceus e igual número de institutos técnicos e dois institutos politécnicos.
O PAT II é desenvolvido pelo Ministério da Educação, com o financiamento do Banco Mundial, num valor global de 250 milhões de dólares.
O Programa de Bolsas de Estudo, cuja apresentação oficial aconteceu em Outubro de 2022, prevê beneficiar em todo país 900 mil alunos do I° Ciclo do Ensino Secundário Público e Público-Privado. PEM/LHE/OHA