Sumbe - Gestores de escolas primárias e secundárias do município do Sumbe, província do Cuanza-Sul, participam desde hoje, segunda-feira, num seminário de capacitação sobre procedimento administrativo, com o objectivo de reforçar o funcionamento das instituições de ensino.
Durante cinco dias, os participantes vão abordar assuntos ligados às “Noções fundamentais da Lei de Base da Função Pública”, “Código do procedimento administrativo no contexto da inovaçao” e “Protecção social dos funcionários públicos na velhice”.
Constam, igualmente, temas sobre a “Gestão de pessoas e gestão de conflitos como estratégia para melhoria do desempenho laboral" e o “Sistema da avaliação de desempenho dos funcionários públicos , agentes e especialistas da administração da educação “.
Na abertura do seminário, o chefe de secção do planeamento,estatística e recursos humanos da direcção municipal da Educação no Sumbe, Ladislau Carmona, disse que a formação visa assegurar e tornar a gestão dos serviços e do pessoal mais eficiente, em obediência aos princípios da legalidade, do rigor, da isenção, da equidade e da transparência.
O responsável disse que a formação tornará os gestores escolares mais produtivos , criativos e inovadores, bem como respeitarem os prazos na sequência da tramitação entre instituições.
Augurou que a formação ajude no alcance da rapidez na tramitação administrativa na cadeia de relação, entre as instituições intermédias do Ministério da Educação e a satisfação imediata das necessidades dos pais e encarregados de educação.SN/LC