Huambo – A Fundação Piedoso iniciou, esta sexta-feira, as empreitadas para a construção da primeira Académica Temática da província do Huambo, num investimento estimado em oito milhões de dólares norte-americanos.
O empreendimento, a ser construído na avenida São João Paulo II, em direcção aeroporto Albano Machado, na cidade do Huambo, contará, entre outros compartimentos, com livraria, biblioteca, museu, salão multiusos e serviços de restauração.
A colocação da primeira para a construção do empreendimento temático coube ao vice-governador para os serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Inácio Francisco, acompanhado pelo patrono da Fundação Piedade, Elias Piedoso Chimuco.
Em declarações à imprensa, o patrono da Fundação Piedoso, Elias Chimuco, disse que academia servirá, dentro de cinco anos, a região do Planalto Central com cursos de curta duração, profissionais e de pós-graduação.
Adiantou que o complexo temático vai dispor de bibliotecas e laboratórios de alta tecnologia, com o projecto de contribuir no desenvolvimento da província do Huambo.
Por sua vez, o vice-governador local para os serviços Técnicos e Infra-estrutura, Elmano Francisco, disse tratar-se de um projecto de transcendental dimensão que vai, nos próximos tempos, dignificar a estrutura urbana da cidade do Huambo, tanto do ponto de vista da trafegabilidade, como da arquitectura da urbe.
Por isso, manifestou o apoio do Governo ao projecto, que, para além de inovar e congregar pessoas, vai estar dentro das perspectivas do agregar do conhecimento, pois que as cidades e os países só se podem desenvolver apostarem na ciência.
Após a colocação da pedra, a fundação distribuiu meios didácticos aos alunos da escola primária do Cangove, periferia da cidade do Huambo, numa iniciativa que serviu para minorar as dificuldades dos alunos, no tocante material de ensino/aprendizagem.
Seguidamente, foi realizada a I conferência nacional sobre educação, género e desenvolvimento sustentável, decorrida no auditório do Centro de Formação dos Jornalistas (CEFOJOR – Huambo) sob o lema “Filhos de famílias humildades e pobres podem fazer a diferença no mundo”.
O evento, aberto pelo vice-governador para o sector Político, Social e Económico, abordou temas como “Caminhos para o desenvolvimento integrado em regiões rurais”, “Como as instituições do ensino superior podem contribuir para o desenvolvimento social, económico e cultural, promovendo conhecimento, inovação e liderança” e “Como concretizar os nossos sonhos para vencer na vida”.
A Fundação Piedoso é uma instituição filantrópica de direito privado, de âmbito nacional e de utilidade pública, legalmente constituída e publica no Diário da República nº 141/15, 1ª Série, com sede na província do Cuando Cubango. ALH