Ondjiva - O fórum académico concorre para a formação dos jovens, de modos a responderem aos desafios do desenvolvimento social e económico de Angola, afirmou na quinta-feira, na cidade de Ondjiva (Cunene), o vice-presidente para área científica do Instituto Superior Privado Rei Luhuna, Altino Dumbo.
O responsável falava na 8ª edição do fórum académico, denominado “OPELAO”, que decorre desde quinta-feira, no intuito de promover o conhecimento científico no seio dos estudantes.
Altino Dumbo disse ser uma boa iniciativa no âmbito da investigação, divulgação e promoção do saber científico no seu nível mais excelente.
O académico sublinhou que o fórum manifesta a preocupação com a preparação e formação do homem.
Pediu aos académicos a tirarem o máximo proveito dos assuntos em abordagem, para a solução dos vários problemas das comunidades.
Sobre o OPELAO, disse que pretendem tornar uma referência no campo da formação de quadros, para a execução de políticas no domínio da ciência educativa, tecnologias, entre outros.
Por outro lado, fez saber que o ISPRL terá este ano, os cursos de mestrado e agregação pedagógica, no âmbito dos protocolos assinados com instituições nacionais e internacionais.
Durante dois dias, os académicos vão abordar vários temas, com destaque para o potencial agro-pecuário do canal do Cafu, desafios da juventude do Cunene para o desenvolvimento do país, participação dos jovens na produção nacional e impacto económico no caso de Angola.
O OPELAO é um fórum académico, sem fins lucrativos, criado em 2016 com a finalidade de promover o debate académico nas comunidades. PEM/LHE/OHA