Cuito- Sessenta coordenadores, supervisores provinciais e municipais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Região Centro do país terminaram hoje, na cidade do Cuito, a capacitação de formadores, no âmbito do Projecto de Empoderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos (PAT II).
Provenientes das províncias de Benguela, Huambo, Cuando Cubango, Cuanza Sul e Bié, o evento visou dotar de ferramentas necessárias os formandos, de modo que possam replicar nas áreas de origem os métodos, estratégias, planificação e gestão de salas de aula.
Durante cinco dias, os participantes abordaram vários temas da subcomponente 1.2 do PAT II, ligada à oportunidade que o Executivo dá aos jovens e adultos, que por razões várias não tiverem o ensejo de se inserir no sistema normal de educação.
Na ocasião, o director do Gabinete da Educação do Bié, Amado Leonardo André, destacou a importância desta acção formativa, de modo especial aos coordenadores desta província, na medida em que deverá agregar mais habilidades aos capacitados na transmissão de conhecimentos e na melhoria da qualidade de ensino.
Já a chefe de departamento do ensino primário nacional da EJA, Rosária Bonifácio, apelou a necessidade dos formadores agora capacitados no sentido de replicarem com rigor e competência os conhecimentos apreendidos durante estes cinco dias, nas suas áreas de origem, com vista a permitir alcançar resultados satisfatórios.
Na ocasião, os recens-capacitados, além de destacarem as valências deste projecto no processo docente-educativo, reafirmaram o seu compromisso na retransmissão de conhecimento aos professores inseridos no PAT II, visando elevar a qualidade de ensino desejada nos adultos e jovens.
O Ministério da Educação pretende com este projecto alfabetizar/abranger mais de 250 mil jovens e adultos até 2027 em 68 municípios seleccionados no país.
Só o Bié matriculou no presente ano lectivo, à luz do PAT, mais de 17 mil e 600 jovens e adultos, sendo que nove mil e 600 são mulheres, em mais de 300 turmas existentes.
Devido ao êxito deste projecto alcançado nesta província, o Governo local pretende implementar acima de 500 turmas e igual número de facilitadores, nos nove municípios, com vista a abranger maior cifra de alfabetizandos.
Promovido pelo Ministério da Educação, o PAT II foi lançado em Fevereiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço, em Luanda, e está avaliado em cerca de 250 milhões de dólares.
Consiste em apoiar financeiramente os alunos da 7ª classe a 9ª e os do primeiro e segundo anos da Educação de Jovens e Adultos.
O mesmo é financiado pelo Banco Mundial, com a finalidade de fornecer incentivos financeiros em 68 municípios das 18 províncias do país, até 2027. JEC/PLB