Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Formadores no Huambo aprimoram uso das tecnologias no ensino

     Educação              
  • Huambo • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 16h34
Participantes ao 2º encontro nacional de formadores no Huambo
Participantes ao 2º encontro nacional de formadores no Huambo
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – Cento e 50 formadores de centros técnico-profissionais públicos e privados na província do Huambo participam desde hoje, quinta-feira, numa acção formativa, para aprimrar o uso das novas tecnologias no ensino, para adaptarem-se às actuais exigências do mercado.

A formação, com a duração de dois dias, numa iniciativa do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), decorre no auditório do Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC-Huambo), sob o lema “O formador aprendente, condição para um futuro com excelência”.

Durante o encontro, os participantes serão, ainda, capacitados sobre “O perfil do formador”, “O impacto da formação no desenvolvimento pessoal, profissional e económico” e a “Gestão das emoções na promoção de uma interacção melhor com o grupo em formação”.

Na abertura, a chefe do departamento para Promoção do Emprego e Fomento ao Empresariado da província do Huambo, Alice da Paixão, disse que o evento surge como resposta da necessidade crescente de actualização e aprimoramento dos formadores dos centros técnico-profissionais em Angola.

Salientou que o INEFOP organizou a formação com o objectivo de proporcionar um espaço de reflexão, troca de experiências e capacitação, em reconhecimento à importância da formação estratégica contínua, para o desenvolvimento pessoal, profissional e económico.

Frisou ser importante que os formadores estejam preparados às novas adaptações e inovações do mercado, para a garantia de uma formação técnico-profissional de alta qualidade e relevante para os jovens, com o objectivo de enfrentarem os desafios actuais do mercado.

Em representação do Centro Nacional de Formação de Formadores, Ismary Sebastião, disse tratar-se do segundo encontro nacional de capacitação, com o objectivo de melhorar o actual ensino técnico-profissional do país.

Frisou que a aprendizagem é um processo contínuo que o INEFOP pretende abraçar, para uma formação técnica que agrega mais qualidade e boas experiências aos formandos.

Ao abordar o tema “O uso das tecnologias na formação profissional”, a formadora Sílvia Henrique disse que, com um mundo mais digital, os formadores precisam saber usar as novas tecnologias de informação e comunicação, para colocarem no mercado de trabalho formandos capazes de enfrentarem os actuais desafios.

A província do Huambo possui 37 centros de formação profissional, sendo 14 públicos e 23 privados.

Para além do Huambo, o segundo encontro nacional de formadores está a decorrer, em simultâneo, nas províncias de Cabinda, Cunene, Cuanza-Norte, Cuando, Cubango, Moxico, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Namibe e Zaire. ZZN/JSV/PLB





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Ossadas de generais da UNITA entregues às famílias

 Sexta, 21 Fevereiro de 2025 | 18h45

PGR instaura mais de cinco mil processos crimes em 2024

 Sexta, 21 Fevereiro de 2025 | 18h42

Papa está "de bom humor", mas "não está fora de perigo"

 Sexta, 21 Fevereiro de 2025 | 18h30

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+