Huambo – A formação de quadros qualificados para inovar o actual paradigma sociocultural, económico e político do país, constituem as prioridades do Instituto Superior Politécnico Sol Nascente do Huambo, informou, esta sexta-feira, o presidente da instituição, Eliseu Chipaco.
O académico, que intervinha na cerimónia de outorga de diplomas a 937 licenciados e 12 pós-graduados em 12 cursos, disse que, para tal desiderato, a instituição está a realizar investimentos capazes de construir uma massa crítica qualificada ao contexto interno e externo angolano.
Realçou que o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente, com os valores científicos, humanismo, mérito e a captação de talentos, está comprometido com o bem-estar das comunidades e na busca qualitativa da investigação científica.
Adiantou que a instituição licenciou, desde 2015, três mil 339 licenciados e 52 pós-graduados, em diversos cursos, um número que demonstra o contributo do Sol Nascente na formação de quadros angolanos.
Por sua vez, o director do gabinete da Educação na província do Huambo, Mário Rodrigues, disse que o Governo local espera que os 937 quadros licenciados pelo Instituto Superior Sol Nascente contribuam para o desenvolvimento sustentável do país, em particular desta região do Planalto Central.
Destacou a contribuição da instituição superior na promoção de um ensino de qualidade, rigoroso e interdisciplinar, alicerçado na investigação científica e formação académica em vários domínios do saber, enquanto parceiro do Governo angolano na preparação dos estudantes para o futuro
Para tal, pediu uma reflexão sobre o futuro destes recém-licenciados e do seu papel na sociedade, sendo importante que saibam reconstruir o conhecimento adquirido e relacionem as exigências da profissão na sociedade.
Os 937 estudantes foram licenciados nos cursos de Direito, Sociologia, História e Didáctica, Psicologia, Ciências Políticas e Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos, Cardiopneumologia, Enfermagem Geral, Contabilidade e Finanças.
Já os 12 pós-graduados foram diplomados nas áreas de Direito e Filosofia Política e História e Formação de Professores.
No sector privado, a par do Sol Nascente, a província do Huambo conta, ainda, com os institutos superiores politécnicos Ekuikui II, Lusíada, Católico e da Caála, assim como a Escola Superior Técnica de Saúde do Huambo ZZN/ALH