Malanje- O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e a Universidade Rainha Njinga a Mbande (URNM) vão rubricar, na primeira quinzena de Setembro próximo, um memorando de entendimento para atribuição de bolsas de estudo e estágios profissionais remunerados.
Trata-se de cinco bolsas de estudo, a ser distribuídas pelas unidades orgânicas da URNM, sendo três para o Instituto Politécnico, uma para o Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar e igual número para a Faculdade de Medicina, ao passo que os estágios profissionais remunerados, também cinco, serão exclusivos para os estudantes do Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar.
A informação foi avançada quarta-feira (28), pelo assessor do Conselho de Administração do FGC, Manuel Gando, no termo de uma reunião com o reitor da Universidade Rainha Njinga a Mbande, Eduardo Ekundi, que visou acertar procedimentos para a assinatura do memorando, a ser operacionalizado ainda no ano académico 2024/2025.
Adiantou que os estágios profissionais serão realizados em empresas do sector produtivo, com as quais o Fundo de Garantia de Crédito já tem parcerias.
Entre os requisitos para concorrer às bolsas e aos estágios profissionais, indicou o bom aproveitamento académico (com 14 a 20 valores de média), não ser beneficiário de qualquer outra bolsa de estudo e comprovada carência no agregado familiar.
Para garantir a lisura do processo, ficou acordado a criação de um comité constituído pela Direcção dos Assuntos Académicos (DAAC), Associação dos Estudantes e por membros de todas as Unidades Orgânicas.
A Universidade Rainha Njinga a Mbande, criada ao abrigo do Decreto Presidencial 285/20, de 29 de Outubro, é constituída por três unidades orgânicas, nomeadamente a Faculdade de Medicina, o Instituto Politécnico e o Instituto de Tecnologia Agro-Alimentar.
Lecciona os cursos de Psicologia Clínica, Medicina, Ciência Farmacêuticas, Enfermagem, Administração e Gestão, Direito, Psicologia Social, Ensino Primário, Ensino da Matemática, Gestão de Hotelaria e Turismo, Ensino de Geografia e Engenharia Agro-alimentar. ACC/PBC