Huambo – A Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES) no Huambo, lançou, esta sexta-feira, a sua primeira revista científica, intitulada “Ulongo”, expressão em língua nacional Umbundu, que significa “Sabedoria, Inteligência e Conhecimento”.
A revista, com 300 páginas, possui 15 artigos científicos, escritos por igual número de autores nacionais e estrangeiros, veiculados às faculdades de Direito das universidades José Eduardo dos Santos, Agostinho Neto (Angola) e de Lisboa (Portugal) com matérias sobre Direito Estadual e Tradicional.
Na ocasião, o decano da Faculdade de Direito da UJES, João Valeriano, disse que a apresentação do primeiro número da revista científica da instituição enquadra-se nas comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a celebrar-se a 11 de Novembro de 2025, na vertente da investigação.
Realçou que a mesma será livre para o mundo académico e não só, através do site da associação académica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com o objectivo de internacionalizar a produção científica da instituição de ensino superior angolana.
Salientou que a Faculdade de Direito está a promover a valorização, estudo, ensino e a utilização das línguas nacionais pelos jovens na academia, por estar consagrado constitucionalmente no ordenamento jurídico angolano.
João Valeriano considerou que a revista representa o alcance de um dos objectivos da faculdade angolana, tendo em conta a sua missão de ensino, investigação e extensão universitária.
Adiantou que o segundo número da revista científica poderá ser lançado a 28 de Julho de 2026, dia de aniversário da Faculdade de Direito da UJES, para reafirmar o seu compromisso de estabilidade e formação de jovens angolanos
Por sua vez, o vice-governador para o sector Político, Social e Económico do Huambo, Angelino Elavoco, disse ser um momento histórico para a Faculdade de Direito da UJES, que prova a persistência, a visão e osentido de oportunidade em não se limitar só na transmissão dos conhecimentos, mas, também, produzir a ciência.
Augurou que seja um exercício permanente, para cimentar a posição da província do Huambo no contexto nacional de capital Académica de Angola.
Defendeu a necessidade de as instituições do ensino superior da província do Huambo continuarem a apostar na formação contínua dos professores, nos recursos tecnológicos, bem como no investimento nas infra-estruturas e outros estímulos de pesquisa, para a melhoria da qualidade.
Desde 2010, no âmbito da sua autonomização, através do Decreto 7/09, de 12 Maio, pelo Conselho de Ministros, a unidade orgânica da UJES ministra cursos de licenciatura em Direito, na especialidade de Ciências Jurídicas e Civis e Políticas e Económicas.
Neste redimensionamento, o primeiro grupo de licenciados foi graduado a 28 de Julho de 2015.
No compito da pós-graduação, de 2013 a 2019, a Faculdade de Direito da UJES, em cooperação com a sua congénere de Lisboa ministrou quatro cursos de mestrados, designadamente em Ciências Jurídicas e Políticas (dois formandos), Jurídicas Civis (12) Jurídicas Forenses (24) e Jurídicas Empresariais (10).
Para além da Faculdade de Direito, a UJES, fundada em 2009, tem sob a sua tutela as faculdades de Ciências Agrárias, de Economia, de Medicina e de Medicina Veterinária, bem como o Instituto Superior Politécnico. ZZN/ALH