Huambo – A Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos, localizada no Huambo, abriu, esta quinta-feira, o primeiro curso de pós-graduação em Administração Autárquica, com 36 estudantes de várias províncias do país.
Com duração de três meses, a formação conta com aulas presenciais e virtuais, com suporte científico da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, através do Instituto de Cooperação Jurídica.
O decano da Faculdade de Direito, João Valeriano, em declarações à imprensa, disse tratar-se de uma formação de extrema importância, tendo em conta a sua actualidade, profundidade técnica e impacto no actual contexto político angolano.
Referiu que o curso de pós-graduação em Administração Autárquica visa capacitar os estudantes, na sua maioria licenciados em Direito, sobre os princípios do graudalismo, da tutela e grau da sua autonomia financeira.
João Valeriano acrescentou que a abertura enquadra-se nas estratégias da universidade, com foco na promoção da investigação científica, ensino e extensão.
Deste modo, considerou que a produção científica constitui a força centrífuga das instituições académicas, daí o desafio assumido, nos últimos tempos, pela Faculdade de Direito da Universidade José Eduardo dos Santos.
A título de exemplo, lembrou que recentemente foram realizados os cursos de pós-graduação sobre o Regime Jurídico da Prevenção e da Luta Contra a Corrupção, Branqueamento de Capitais e o Crime Organizado, também de forma presencial e virtual.
Já a vice-reitora para a área Científica e Pós-graduação da Universidade José Eduardo dos Santos, Virgínia Quartin, enalteceu a cooperação existente entre a instituição e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que tem resultado na formação de vários especialistas angolanos.