Huambo – O director do centro de documentação da Fundação António Agostinho Neto (FAAN), Walter Camueler, apelou, esta quarta-feira, no Huambo, para maior contributo dos alunos do colégio Ferraz Bomboco na protecção dos bens públicos, dentro do espírito patriótico.
O responsável falava numa palestra interactiva sobre “Vida e Obra do Doutor António Agostinhos Neto”, que juntou 150 alunos da escola Ferraz Bomboco, nos arredores da cidade do Huambo, no quadro do programa “Sábado no Musseque” da FAAN.
Na ocasião, Walter Camueler disse que os alunos, para além aprenderem a ler, e a escrever, devem ser disciplinados, organizados protectores do património do Estado, para que sirva as próximas gerações.
Disse que tudo aquilo que o Estado constrói deve ser conservado, enquanto testemunho para as actuais e futuras gerações, através da colaboração com as autoridades governamentais, policiais e tradicionais.
Assinalou que os adolescentes devem ser bons cidadãos, numa altura em que há uma tendência crescente de vandalização dos bens públicos, em quase todos os bairros e comunidades do país.
A título de exemplo, citou que a escola Ferraz Bomboco constitui, actualmente, um bem público para toda a comunidade, que bem cuidada poderá servir para futuras gerações, o “Sábado no Musseque” vai procurar cultivar este espírito patriótico aos alunos do país.
Durante a palestra foram debatidas, de forma interactiva, com os alunos da escola Ferraz Bomboco, temas ligados à dimensão do legado de Agostinho Neto, “Educação como factor primordial”.
A palestra foi marcada com a oferta do material literário para o equipamento ao acervo bibliográfico e documental da instituição do ensino primário e secundário, num gesto da Fundação António Agostinho Neto (FAAN). JSV/ALH