Caxito – O vice-governador provincial para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, apontou hoje, sexta-feira, em Caxito, a qualificação permanente do pessoal docente do ensino superior como prioridades do Executivo.
Ao intervir na abertura do ano académico do Instituto Superior Politécnico do Bengo, o governante disse que pretende-se com isso a ligação dos programas de formação da universidade, com os planos de investigação científica, sobre os temas relacionados com o país.
Referiu que esta atenção permitirá atingir a qualidade que se pretende do ensino superior, no cumprimento das exigências do desenvolvimento deste nível em Angola e na província em particular.
A presidente do ISP Bengo, Aurora Bambi disse que actualmente a Instituição apenas lecciona dois cursos (Engenharia de Tecnologia de Transformação Agro-Alimentar e Engenharia Agronómica), de um total de oito especialidades.
Referiu que o curso de Engenharia de Tecnologia de Transformação Agro-Alimentar possui 186 estudantes, dos quais 96 do primeiro ano, 54 do segundo e 36 do terceiro, enquanto no curso Engenharia Agronómica conta com 164 estudantes, sendo 112 do primeiro ano e 52 do segundo.
De acordo com Aurora Bambi, a lotação total da instituição compreende 2.520 estudantes, tendo apenas preenchido aproximadamente 14 por cento da sua capacidade de lotação.
Com a crescente exigência institucional, disse, o ISP Bengo conta actualmente com 30 agentes, dos quais 14 docentes e 16 técnicos administrativos, estando em curso um processo de concurso público de ingresso para o recrutamento de 23 docentes.
Cento e 84 novos estudantes foram matriculados no presente ano lectivo, 2024/2025, aberto hoje, sexta-feira, em Caxito, no Instituto Superior Politécnico (ISP) do Bengo.
Com este número, a instituição conta actualmente com 350 estudantes matriculados no presente ano lectivo, contra 249 estudantes do ano académico passado (2023/2024), nos cursos de Engenharia de Tecnologia de Transformação Agro-Alimentar e Engenharia Agronómica.
O ISP Bengo foi criado à luz do Decreto Presidencial nº311/21 de 22 de Dezembro, com a missão de desenvolver actividades do ensino superior em Angola, nomeadamente ensino, investigação científica , extensão universitária e gestão, nas áreas de Engenharia, Tecnologias e gestão. FS/CJ/PA