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Executivo aposta na construção de novas infra-estruturas do ensino superior

     Educação              
  • Cabinda • Sexta, 04 Outubro de 2024 | 19h49
Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira
Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira
João Cuti

Cabinda - A construção de novas infra-estruturas e a capacitação de docentes do ensino superior, continuam a ser aposta do Executivo angolano, afirmou, esta sexta-feira, em Cabinda, a titular da pasta, Paula Regina Simões de Oliveira.

Ao intervir no acto de abertura do ano académico 2024/2025, a governante disse que o Plano de Desenvolvimento Sectorial 2023/2027, contempla a construção de mais empreendimentos em todo o país, para melhor acomodar e dignificar a classe docente e discente.

Referiu-se, concretamente, às províncias das Lunda-Norte e Sul, que dentro de poucos dias, contarão com novas instalações do ensino superior.

Falou, igualmente, da entrada em funcionamento, para breve, de um Parque de Ciência e Tecnologia, em Luanda, o Hospital Universitário da Universidade Agostinho Neto, bem como da conclusão da terceira fase das obras da universidade da província do Namibe.

Anunciou o arranque, nos próximos dias, das obras de construção dos institutos superiores politécnicos do Bié, Moxico, Ndalatando, Ondjiva e Soyo.

“Estão também em curso as obras das Universidades Kimpa Vita, Agostinho Neto, José Eduardo dos Santos,  Mandume Ya Ndemufayo, assim como os campos universitários da Universidade Katyavala Bwila”, referiu.

Na ocasião, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, anunciou a retoma, a partir de Janeiro de 2025, do programa de envio de técnicos superiores (licenciados e mestres) para as melhores universidades do mundo, suspenso há anos por alegadas razões financeiras.

A ministra destacou a necessidade da concretização do Plano de Formação de Docentes, com a atribuição de 200 bolsas de estudos externas para pós-graduação, visando melhorar o perfil do corpo docente no país. JFC/JL

 





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