Cabinda - A construção de novas infra-estruturas e a capacitação de docentes do ensino superior, continuam a ser aposta do Executivo angolano, afirmou, esta sexta-feira, em Cabinda, a titular da pasta, Paula Regina Simões de Oliveira.
Ao intervir no acto de abertura do ano académico 2024/2025, a governante disse que o Plano de Desenvolvimento Sectorial 2023/2027, contempla a construção de mais empreendimentos em todo o país, para melhor acomodar com digndade as instituções de ensino superior em algumas províncias do país.
Referiu-se, concretamente, da Umiversidade Lueji A´Nkonde que brevemente terá instalações condignas para as unidades orgânicas nas cidades do Dundo e Saurimo, províncias das Lundas Norte e Sul,
Falou, igualmente, do Parque de Ciência e Tecnologia, em Luanda, do Hospital Universitário da Universidade Agostinho Neto, bem como da terceira fase da universidade do Namibe.
Anunciou o arranque, nos próximos tempos, das obras de construção dos institutos superiores politécnicos do Bié, Moxico, Ndalatando, Ondjiva e Soyo, província do Zaire,
“Estão também em curso as obras das Universidades Kimpa Vita, Agostinho Neto, os campus universitários das Universidades Katyavala Bwila, José Eduardo dos Santos e Mandume Ya Ndemufayo”, referiu.
Na ocasião, a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, anunciou a retoma, a partir de Janeiro de 2025, do programa de envio de técnicos superiores (licenciados e mestres) de alto desempenho e mérito académico para as melhores universidades do mundo,após ter sido suspenso por um ano, por razões financeiras.
A ministra destacou a necessidade da concretização do Plano de Formação de Docentes, com a atribuição de 200 bolsas de estudo externas de pós-graduação a docentes das instituições de ensino superior do país, visando assegurar a elevação da qualificação académica ao nível de mestrado e doutoramento para melhorar o perfil do corpo docente para se atingir, em 2027, a meta de 50 por cento de docentes pós-graduados e, em especial, de 15 por cento de doutores, JFC/JL