Luanda – Um grupo de estudantes do Instituto Superior de Administração e Finanças (ISAF) venceu, quinta-feira, em Luanda, a 17ª edição do "Global Management Challenge" (GMC) Angola, uma competição internacional de gestão de negócios.
O "Global Management Challenge" (Desafio Global de Gestão, em português) é uma competição internacional de estratégia e gestão criada há mais de 40 anos, em Portugal, e que tem crescido exponencialmente, realizando-se actualmente em mais de 30 países.
A competição visa proporcionar uma experiência prática em ambiente empresarial, fomentar o espírito competitivo e a capacidade estratégica, além de promover a interacção entre estudantes, universidades e empresas.
A equipa vencedora da edição deste ano recebeu como prémio um cheque de quatro milhões e 895 mil kwanzas, para investir na formação em inglês dos cinco integrantes do grupo, na London English School.
Os vencedores foram ainda premiados com um milhão de kwanzas, cinco máquinas de café Delta Q, uma viagem para cinco integrantes do grupo que vão competir na final internacional, a realizar-se no próximo ano, na Índia.
Os cinco segundos classificados foram contemplados com 750 mil kwanzas e cinco computadores portáteis, ao passo que a equipa terceira colocada recebeu um troféu, medalhas, certificados e um prémio monetário de 500 mil kwanzas.
O presidente do júri GMC Angola, Naiole Cohen, disse, na cerimónia de premiação, que o objectivo da competição é desenvolver competências de gestão e liderança, assim como proporcionar experiência prática em ambiente empresarial.
Realçou que o foco é fomentar o espírito competitivo e a capacidade estratégica de promover a interacção entre estudantes, universidades e empresas reconhecendo talentos emergentes na gestão.
Por sua vez, a secretária de Estado para a Administração Pública, Amélia Varela, considerou que o evento possibilita a dinamização das empresas, para assegurar a economia nacional.
Ao falar em nome da equipa vencedora, Lourenzo Ferreira disse ser a segunda vez que participam no evento, e salientou que durante a competição, o grupo geriu uma empresa virtual nos domínios das finanças, da gestão, do marketing e da contratação de funcionários.
Participaram na competição 93 equipas, correspondentes a 460 estudantes de diversas instituições públicas e privadas do país, dentre elas a Universidade Católica, a Metodista, a José Eduardo dos Santos e a de Luanda, o Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela e o Politécnico de Tecnologias e Ciências, bem como a Academia BAI.
Quadros de algumas empresas participaram igualmente no evento.
O GMC, que até ao momento atrai um milhão de participantes em todo o mundo, consiste em equipas de estudantes universitários e profissionais de diversos sectores gerirem empresas virtuais, visando obter o melhor desempenho e cotação bolsista. Em Angola é representado pela SOIK Investments.AMC/PA