Luanda – O plano de desenvolvimento do Governo até ao ano 2050, em consulta pública, prevê a intensificação do ensino digital e expansão da literacia neste domínio.
Para atingir este desafio, o Executivo entende que deve ser implementando um programa de literacia digital dos professores, bem como deverão ser equipadas as escolas do ensino primário e dos dois ciclos do ensino secundário com computadores e acesso à internet.
O mesmo deverá ser executado por meio de parcerias com fornecedores de serviços de internet e adaptado os currículos, de modo a incluir a introdução das TIC para o desenvolvimento de competências digitais e aplicar novos métodos pedagógicos que promovam a criatividade e a inovação.
Até 2050, o governo prevê incluir a aprendizagem de competências digitais nos programas de todos os cursos e planeia equipar as instituições de ensino superior com instalações de informática e acesso à internet, assim como disponibilizar os conteúdos curriculares em formato digital.
Neste contexto, está planificada a implementação dos parques tecnológicos, associados as incubadoras e centros de inovação e desenvolvimento de competências, promovendo a disseminação mais ampla de competências digitais e inovação digital.
Aumento da literacia digital dos professores
O governo pretende ainda criar um programa de literacia digital, oferecendo aos professores cursos de curta duração, com vista a desenvolverem competências que lhes permitam utilizar as tecnologias e plataformas digitais.
Adicionalmente, pretende-se proporcionar formação em educação on-line, comunicação e actividades pedagógicas e métodos de ensino virtual.
Neste contexto, a estratégia propõe o lançamento de um programa denominado «portátil do professor», para tornar mais fácil para os professores do ensino primário e secundário adquirirem computadores portáteis a custo reduzido.
Ensino digital e a distância
De acordo com o documento, está igualmente previsto o ensino semi-presencial e a distância através dos canais digitais e da disponibilidade de aulas pré-gravadas, via televisão ou internet, que podem ser visionadas a qualquer momento, como recurso complementar à aprendizagem presencial em sala de aula
O Executivo define ainda a promoção da oferta de Cursos Abertos Massivos On-line por universidades angolanas, de programas de aprendizagem combinados (on-line e presencial) e o reconhecimento de cursos on-line de ensino superior disponibilizados por plataformas internacionais.
A Estratégia de Longo Prazo inscreve ainda a Utilização de plataformas de formação on-line para a instrução contínua dos professores do ensino superior e a criação de uma "Universidade Virtual" em Angola. MGM/ART