Lubango – O secretário permanente da Comissão Nacional de Angola na UNESCO, Alexandre Costa, exortou hoje, terça-feira, nesta cidade, às escolas nacionais associadas à Organização a reforçarem as boas práticas educativas, de modo a contribuírem para a promoção da cultura de paz e da cidadania global na mente dos alunos.
A nível do país existem 164 escolas associadas à UNESCO, de diversos subsistemas de ensino, destas 19 estão na Huíla. Entre as vantagens de estar associado a Organização inclui-se a possibilidade de participarem em actividades internacionais, gerando maior reconhecimento.
Ao fazer a abertura do 5º Encontro Nacional das Escolas Associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o responsável afirmou que é por meio da educação que se transforma a realidade em projectos futuros.
“O mundo em que vivemos carece de cidadãos comprometidos com o meio envolvente e a escola é conhecida como um espaço privilegiado de preparação do indivíduo para a vida em sociedade, do qual o trabalho sucede ao da família”, declarou.
Disse que a dinamização do programa das escolas associadas à UNESCO em Angola, desde 2018, tem permitido o alcance de progressos por via da partilha dos ideais da Organização, bem como na troca de experiências entre escolas do país e dos vários pontos do mundo.
Lembrou ser responsabilidade de todos preparar as actuais e gerações vindouras para a vida em sociedade mais pacíficas, educativas, resilientes e sustentáveis.
Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavela, reconheceu a importância do encontro na dimensão e significado dos processos de ensino e aprendizagem.
Salientou que actualmente no mundo global precisa-se pensar um nos outros, estabelecer sentimentos de solidariedade e respeito pela dignidade humana, apesar das incertezas e da complexidade que se vive nos dias de hoje.
“Muitas guerras, terramotos, problemas com as questões ambientais e dificuldades nas famílias. Tudo isso só é possível defender se vivermos num clima de paz e de serenidade com todos, por isso que em educação somos um só”, continuou.
O 5º Encontro Nacional das Escolas Associadas à UNESCO é realizado pela Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, em parceria com o Governo da Huíla, sob o lema “Na educação somos um só”e tem como tema central “Um sistema de educação e ensino para a cultura de paz e cidadania global”.
O evento visa reflectir em torno de experiências de boas práticas e traçar estratégias de acção que visa contribuir para a cultura de paz e desenvolvimento sustentável.
Durante os três dias de actividades para além de temáticas a serem abordadas, relacionados a paz, cultura, educação e ambiente, decorre ainda torneios de xadrez e basquetebol, assim como foi aberta uma feira de talentos e inovações.
O encontro decorre igualmente a entrega de candidaturas do concurso "Kandengue Escritor" que está na sua terceira edição, cuja divulgação dos vencedores acontece em 2024.
A disputa decorre sob o lema "história de um povo permanece viva na literatura", e na mesma desafiam os alunos reflectirem sobres as obras de António Jacinto, com um texto que além de contextualizar a época que o autor viveu e esteja também alinhado aos preceitos da cultura de paz e cidadania global.
Participam no encontro, com a duração de três dias, directores dos gabinetes provinciais da Educação, coordenações nacionais do programa das escolas associadas à UNESCO de Espanha, de Portugal e Moçambique, de parceiros sociais, gestores escolares, professores e alunos das escolas associadas a organização em Angola, entre outros. EM/MS