Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Escolas da UNESCO com responsabilidade de reforçar boas práticas

     Educação              
  • Huíla • Terça, 28 Novembro de 2023 | 14h28
Alexandre Costa, Secretário permanente da Comissao Nacional de Angola na UNESCO
Alexandre Costa, Secretário permanente da Comissao Nacional de Angola na UNESCO
Amélia Oliveira - ANGOP

Lubango – O secretário permanente da Comissão Nacional de Angola na UNESCO, Alexandre Costa, exortou hoje, terça-feira, nesta cidade, às escolas nacionais associadas à Organização a reforçarem as boas práticas educativas, de modo a contribuírem para a promoção da cultura de paz e da cidadania global na mente dos alunos.

A nível do país existem 164 escolas associadas à UNESCO, de diversos subsistemas de ensino, destas 19 estão na Huíla. Entre as vantagens de estar associado a Organização inclui-se a possibilidade de participarem em actividades internacionais, gerando maior reconhecimento.   

Ao fazer a abertura do 5º Encontro Nacional das Escolas Associadas à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o responsável afirmou que é por meio da educação que se transforma a realidade em projectos futuros.

“O mundo em que vivemos carece de cidadãos comprometidos com o meio envolvente e a escola é conhecida como um espaço privilegiado de preparação do indivíduo para a vida em sociedade, do qual o trabalho sucede ao da família”, declarou.

Disse que a dinamização do programa das escolas associadas à UNESCO em Angola, desde 2018, tem permitido o alcance de progressos por via da partilha dos ideais da Organização, bem como na troca de experiências entre escolas do país e dos vários pontos do mundo.

Lembrou ser responsabilidade de todos preparar as actuais e gerações vindouras para a vida em sociedade mais pacíficas, educativas, resilientes e sustentáveis.

Por sua vez, a vice-governadora para o sector Político, Económico e Social, Maria João Chipalavela, reconheceu a importância do encontro na dimensão e significado dos processos de ensino e aprendizagem.

Salientou que actualmente no mundo global precisa-se pensar um nos outros, estabelecer sentimentos de solidariedade e respeito pela dignidade humana, apesar das incertezas e da complexidade que se vive nos dias de hoje.

“Muitas guerras, terramotos, problemas com as questões ambientais e dificuldades nas famílias. Tudo isso só é possível defender se vivermos num clima de paz e de serenidade com todos, por isso que em educação somos um só”, continuou.

O 5º Encontro Nacional das Escolas Associadas à UNESCO é realizado pela Comissão Nacional de Angola para a UNESCO, em parceria com o Governo da Huíla, sob o lema “Na educação somos um só”e tem como tema central “Um sistema de educação e ensino para a cultura de paz e cidadania global”.

 O evento visa reflectir em torno de experiências de boas práticas e traçar estratégias de acção que visa contribuir para a cultura de paz e desenvolvimento sustentável.

Durante os três dias de actividades para além de temáticas a serem abordadas, relacionados a paz, cultura, educação e ambiente, decorre ainda torneios de xadrez e basquetebol, assim como foi aberta uma feira de talentos e inovações.

O encontro decorre igualmente a entrega de candidaturas do concurso "Kandengue Escritor" que está na sua terceira edição, cuja divulgação dos vencedores acontece em 2024. 

A disputa decorre sob o lema "história de um povo permanece viva na literatura", e na mesma  desafiam os alunos reflectirem sobres as obras de António Jacinto, com um texto que além de contextualizar a época que o autor viveu e esteja também alinhado aos preceitos da cultura de paz e cidadania global.

Participam no encontro, com a duração de três dias, directores dos gabinetes provinciais da Educação, coordenações nacionais do programa das escolas associadas à UNESCO de Espanha, de Portugal e Moçambique, de parceiros sociais, gestores escolares, professores e alunos das escolas associadas a organização em Angola, entre outros. EM/MS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Carnaval provincial da Lunda-Sul com 20 grupos

 Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 17h10

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+